ASSINE
search button

Havaianas na Índia: Ícone da moda brasileira chega ao 2º maior mercado em consumidores

Reprodução -
Marca modernizada pelo design, Havaianas chega aos mercados com mais pés no mundo
Compartilhar

A Alpargatas, empresa controlada desde setembro de 2017 pelas holdings Itaúsa (do grupo Itaú) e Cambuhyi (da família Moreira Salles), que já exporta as sandálias Havaianas e linhas de roupas e de material esportivo para 50 países informou ontem, em fato relevante, ter concluído as negociações com a indiana Periwinkle Fashions Private Limited para criar na Índia uma joint venture, a Alpargatas India Fashions Private Limited.

Conforme o comunicado, “a Alpargatas India desenvolverá o negócio “Havaianas” no país de 1,3 bilhão de habitantes e seu controle terá 51% da Alpargatas e 49% da Shoezone Lifestyle LLP, que é uma sociedade controlada da Periwinkle. Um Acordo de Acionistas da Alpargatas India foi celebrado ontem. A intenção dos sócios é usar a Índia que tem a 2ª maior indústria têxtil do mundo e baixos custos de produção como plataforma de exportação à Ásia (China, também com 1,3 bilhão de habitantes). Se as vendas de Havaianas também deslancharem nos dois países será a maior explosão mercadológica da marca, que virou um dos maiores cases de marketing e valorização de uma marca made in Brazil.

Macaque in the trees
Marca modernizada pelo design, Havaianas chega aos mercados com mais pés no mundo (Foto: Reprodução)

Objeto valioso

Com sede em São Paulo, o controle da Alpargatas, que tem como carro-chefe as vendas da outrora humilde sandálias Havaianas, já passou pelas mãos de grupos poderosos como o Camargo Corrêa, que vendeu o controle para o J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, controladores da JBS, depois que a empreiteira entrou em crise de liquidez após ser denunciada nos esquemas descobertos pela operação Lava Jato, em 2014. Mas a J&H veio a perder liquidez após o escândalo das conversas gravadas por Joesley com o presidente Temer no Palácio Jaburu, em maio de 2017. Assim, o controle foi vendido quatro meses depois. A Alpargatas opera quatro fábricas no Brasil (em Montes Claros-MG, Carpina-PE e nas cidades de Campina Grande e Santa Rita, na Paraíba). E ainda atua na Argentina onde tem sete unidades industriais. Em 4 de dezembro, em fato revelante, a companhia anunciou ter concluído a venda de 21,8% do capital da Alpargatas S.A.I.C. para o empresário Carlos Roberto Wizard Martins, que, ao vender há dois anos a rede de cursos Wizard, investiu na rede Mundo Verde e na marca de material esportivo Topper, produzida na Argentina.

Na Europa, a Alpargatas tem sede em Madri e escritórios de representação em Londres, Paris, Lisboa, Bolonha (Itália) e Düsseldorf, na Alemanha. Nos Estados Unidos, tem sede em Los Angeles e um escritório comercial em Nova Iorque.