ASSINE
search button

Proibidos iPhones da Apple

Compartilhar

Um tribunal chinês proibiu a venda e a importação de alguns modelos de iPhone, da Apple, no país a pedido da fabricante de chips americana Qualcomm, que garante que a gigante tecnológico violou suas patentes, anunciou ontem em comunicado a empresa de componentes.

A Qualcomm indicou que um tribunal de Fuzhou concedeu duas liminares contra quatro subsidiárias da Apple, às quais ordenou que deixem de vender imediatamente os seguintes modelos: iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X.

Este é o último capítulo de uma longa e complexa disputa de patentes e direitos autorais entre duas gigantes tecnológicas californianas em tribunais de vários países.

“A Apple continua a se beneficiar de nossa propriedade intelectual, mas se nega a nos compensar. Essas ordens judiciais são mais uma confirmação da força da ampla carteira de patentes da Qualcomm”, disse Don Rosenberg, vice-presidente executivo da companhia.

O processo na China se baseia em patentes de funções que permitem as consumidores ajustar e reformatar o tamanho e o aspecto das fotos, além de gerir aplicativos por uma tela táctil, informou a Qualcomm. A Apple garantiu que a Qualcomm reclama três patentes que nunca tinha sido apresentadas. Sua ação “é um movimento desesperado de uma empresa cujas práticas ilegais estão sendo investigadas por reguladores de todo o mundo”, disse a Apple.