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Maior operadora de ferrovias do país investe R$ 200 milhões para modernizar projeto de Rondonópolis

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Terminal em Rondonópolis, que liga o Centro-Oeste ao Porto de Santos, terá capacidade ampliada em mais de 6 milhões de toneladas de grãos
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Com o objetivo de atender a demanda crescente de grãos no Centro-Oeste do país nos próximos anos, a Rumo, a maior operadora de ferrovias do país, deu início à nova etapa de expansão do Terminal Ferroviário de Rondonópolis (TRO), no Mato Grosso. A empresa está investindo R$ 200 milhões nas obras, e estima um aumento de capacidade de mais de 6 milhões de toneladas de grãos em relação ao volume da estrutura atual, informou em nota.

O projeto será dividido em duas etapas e contemplará a construção de três silos metálicos, quatro moegas, uma tulha ferroviária para três vagões, melhorias no pátio de entrada e saída com balanças rodoviárias, novas esteiras transportadoras, pavimentação e drenagem. Também estão previstas obras de adequações do sistema elétrico, de combate a incêndios, ar comprimido, instalações de apoio e subestações.

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Terminal em Rondonópolis, que liga o Centro-Oeste ao Porto de Santos, terá capacidade ampliada em mais de 6 milhões de toneladas de grãos (Foto: Reprodução)

“É uma obra que dá continuidade aos investimentos da companhia no terminal. Toda a cadeia logística será beneficiada, potencializando os processos de expedição, armazenagem e segurança de operação”, disse o diretor de Portos e Terminais da Rumo, Fabricio Degani.

O terminal da Rumo em Rondonópolis liga o Centro-Oeste ao Porto de Santos (SP), operando com 11 moegas que permitem descarregar mais de 80 caminhões por hora. A estrutura conta também com um armazém com capacidade estática para 45 mil toneladas e duas linhas ferroviárias com cinco tulhas. Em média, sete composições com 80 vagões de grãos são carregadas todos os dias, de acordo com a empresa.

A Rumo opera 12 terminais de transbordo, seis portuários - cinco deles no Porto de Santos (SP) e um no Porto de Paranaguá (PR). Oferece serviços logísticos de transporte por ferrovias, elevação em portos e estocagem de produtos.

Quatro concessões

Atualmente, sua base de ativos é composta por quatro concessões, totalizando 12.021 km de linhas férreas (nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), 1.000 locomotivas e 25.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.

Resultado de uma fusão entre a Rumo Logística (Grupo Cosan) e a antiga América Latina Logística (ALL), a Rumo tem capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 900 mil toneladas de grãos, açúcar e outras commodities. Os seis terminais portuários que a companhia opera têm capacidade de armazenar cerca de 1,3 milhão de toneladas. Sua capacidade de carregamento é de aproximadamente 29 milhões de toneladas por ano.