ASSINE
search button

Família Rothschild comemora 150 anos do Château Lafite

reprodução -
O Château Lafite é o bem mais precioso, por razões de qualidade e pelo preço. Quem entende de vinhos garante que
Compartilhar

A família Rothschild está comemorando os 150 anos da aquisição, em 8 de agosto de 1868, pelo barão James de Rothschild, do Château Lafite, um dos vinhos mais admirados e caros do mundo. Logo após a compra, ele renomeou a propriedade, que passou a se chamar Château Lafite Rothschild, sem dúvida a mais prestigiada vinícola de todas.

A joia da coroa dos Domínios Barões Rothschild (DBR) é um dos cinco Premier Cru – a mais alta classificação vinícola da região de Bordeaux – e faz parte de um império que compreende oito vinícolas que cobrem 1.200 hectares de vinhedos, espalhados por três continentes e comercializados por 80 distribuidores internacionais.

Macaque in the trees
O Château Lafite é o bem mais precioso, por razões de qualidade e pelo preço. Quem entende de vinhos garante que (Foto: reprodução)

Hoje a empresa DBR possui Château Lafite Rothschild, Château Duhart-Milon, Château L’Evangile, Château Rieussec de Bordeaux, Vina Los Vascos do Chile e Bodegas Caro da Argentina. A pessoa mais influente durante um período chave foi o barão Eric de Rothschild. Durante seu mandato, Lafite retornou aos seus maiores dias e a empresa DBR cresceu e se expandiu.

O Château Lafite é o bem mais precioso, por razões de qualidade e pecuniárias. Suas garrafas são aquelas que atingem os preços mais altos nos leilões de vinhos históricos.

No setor bancário, os Rothschild foram pioneiros em quase todos os negócios, incluindo a emissão de moeda para a coroa britânica e assessoria ao governo francês nas maiores privatizações. E tudo isso, tendo superado as ferozes campanhas anti-semitas que se espalharam por todo o continente durante o século XIX e que culminaram nos campos de extermínio nazistas.

O nariz fino para o negócio dos Rothschilds parece ser herdado e, para a maior glória deste sobrenome de origem germânica, ele se move para sua outra grande paixão junto com a análise dos equilíbrios contábeis, o vinho. E sendo o número um em tudo o que empreendem, não conseguiram produzir, mas o melhor, pelo que adquiriram, ao longo dos anos, alguns dos mais prestigiados vinhedos da região de Bordeaux, além de outros espalhados por outras denominações da França, dos Estados Unidos, do Cone Sul, da África do Sul e também da Espanha.