ASSINE
search button

Investimentos mais seguros

Banco Central e aplicativo indicam instituições mais confiáveis para aplicações

Compartilhar

Com o aumento do número de fintechs, empresas de inovação no setor financeiro que oferecem investimentos, também cresceu a insegurança em relação a fraudes ou à perda o dinheiro aplicado. Para Bernardo Pascowitch, diretor da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), a insegurança em relação às instituições de investimento menores e menos conhecidas faz com que muita gente hesite em aplicar seu dinheiro.

“O principal fator na hora de uma pessoa fazer um investimento, principalmente para quem vai fazer a primeira aplicação, é saber se a empresa é confiável, se não é uma fraude”, explica. Mas existem meios rápidos e eficazes para sanar as dúvidas. No site do Banco Central (BC), é possível consultar se uma instituição financeira está autorizada a funcionar e o cliente pode registrar reclamação caso tenha problemas de relacionamento. Outra opção é o site consumidor.gov.br, serviço público que permite a interlocução direta entre usuários e empresas para solução de conflitos de consumo.

Recentemente também foi lançada uma outra ferramenta que pode ajudar os investidores na escolha da instituição financeira. É uma plataforma ligada ao buscador de investimentos online Yubb em que os próprios investidores avaliam as empresas em categorias como atendimento, custos, taxas e rentabilidade. Segundo Pascowitch, um dos fundadores do Yubb, só na fase inicial, com usuários selecionados, cerca de 5 mil avaliações foram feitas sobre bancos grandes, médios, financeiras, corretoras, robôs de investimentos, fintechs e outras empresas.

Atualmente, a Nubank lidera o ranking com uma pontuação de 4,43 e 63 avaliações, seguido pela Atlas Quantum (4,31), Banco Inter (4,30), Mirae (4,27), Rico (4,21) e Ativa Investimentos (4,20). Para integrar a lista, a instituição precisa de um mínimo de 60 avaliações.

A bancária Thaynã dos Santos, de 32 anos, conta que avaliou a corretora em que abriu uma conta. “Achei interessante porque a empresa vai escutar minha opinião. Além disso, a plataforma deixa o cliente mais próximo”, disse. Recomendações, seja de amigos, conhecidos ou outros investidores, é um dos principais fatores que levam as pessoas a escolher instituições para investir. Segundo os criadores da plataforma de avaliações, se as indicações são essenciais para a escolha de instituições financeiras mais novas, médias e pequenas, são justamente elas que costumam oferecer as melhores opções de aplicação.

Pascowitch explica que, uma vez na plataforma, o consumidor não terá dados pessoais divulgados por questão de segurança. Se o cliente tiver algum problema com a instituição em que investiu, pode optar por enviar a reclamação pelo site. A instituição, assim, poderá responder ao cliente por meio da ferramenta. Além disso, não são aceitos comentários de pessoas vinculadas às empresas avaliadas.

Além do ranking pautado em avaliações, o buscador ainda oferece um curso básico de investimentos por e-mail. O usuário cadastrado recebe, duas vezes por semana e gratuitamente, conteúdos sobre produtos financeiros e seu funcionamento. Tudo parte de um esforço para introduzir novatos no mercado financeiro.