Elon Musk diz que acusação de regulador da Bolsa é 'injustificada'

O CEO da Tesla, Elon Musk, rechaçou a acusação de fraude feita nesta quinta-feira pela Comissão de Títulos e Câmbio (SEC), alegando que ele induziu investidores ao erro no mês passado ao tuitar sobre tirar a companhia da Bolsa de Valores.

"Essa ação injustificada da SEC me deixa profundamente triste e decepcionado", disse Musk em um comunicado. "Sempre agi no interesse da verdade, da transparência, dos investidores. A integridade é o maior princípio da minha vida e os fatos mostrarão que não comprometi isso de forma alguma", acrescentou.

Musk tinha tuitado em 7 de agosto que tinha "fundos garantidos" para realizar essa operação, o que "criou uma confusão significativa e uma perturbação no mercado", segundo um texto do processo da SEC. Os pronunciamento de Musk no Twitter foram "falsos e enganosos", acrescenta o texto do órgão regulador.

O empresário causou choque com suas afirmações públicas, fazendo o valor das ações da Tesla disparar. O grupo abandonou a ideia pouco depois, e os títulos perderam até 30% de seu valor.

Segundo a SEC, Musk "sabia, ou foi negligente, se não sabia, que cada uma destas afirmações eram falsas e/ou enganosas", acrescentou a agenda oficial, indicando que no momento da postagem, mais de 22 milhões de pessoas, "em particular jornalistas", seguiam a conta de Musk no Twitter.

As acusações da SEC defendem uma ameaça potencialmente devastadora para o futuro de Musk como empresário, já que pode acarretar em multas e no retorno de lucros obtidos ilegalmente, bem como a possibilidade de não ser mais membro do conselho de uma companhia que esteja listada na Bolsa.

 

Stephanie Avakian, membro da SEC, disse a repórteres que Musk sabia que suas declarações eram infundadas.

O CEO da Tesla "nem sequer discutiu os termos-chave do acordo, incluindo o preço, com qualquer possível fonte de financiamento", disse ele em entrevista coletiva.

As acusações foram um novo golpe para o empresário do Vale do Silício e sua empresa, que foi atingida nos últimos meses lutando para atingir suas metas de produção.

Musk confundiu os investidores com aparições erráticas na mídia, incluindo uma em que ele fumou maconha, e uma disputa pública com um socorrista que ajudou a resgatar o grupo de crianças presas em uma caverna na Tailândia.

Steven Peikin, da SEC, disse a repórteres na quinta-feira que o departamento de relações com investidores da Tesla tentou conter as consequências dos tuítes de Musk, garantindo falsamente aos investidores que os negócio estava concluído.

"O departamento de relações com investidores disse aos analistas que havia uma oferta firme de cotação, com esta citação: 'a oferta é tão sólida quanto possível'", disse Peikin.

O preço das ações da Tesla fechou com alta de quase 11% no dia do tuíte, levando a Nasdaq a suspender as operações por uma hora e meia.

 

dg/hs/lda/gv/yow/ll/cc