Hoje e amanhã, é possível cruzar o país sem sair do jardim do Palácio do Catete. A nova edição do Mercado Brasil de Artesanato Tradicional traz ao Rio uma seleção exclusiva de objetos dos quatro cantos do país, produzidos por mais de mil artesãos e artistas de 40 comunidades dedicadas ao trabalho artesanal, passado de geração em geração. A entrada é gratuita e funciona de 10h às 19h.
“A novidade desta edição é a presença de artesãos jovens, mostrando seus trabalhos. Isso ilustra bem que o Promoart (Programa de Promoção do Artesanato de Tradição) está obtendo resultados. Havia comunidade parando de produzir artesanato tradicional e o interesse da nova geração é importante. Além disso, está acontecendo o mercado está se fortalecendo, os criadores podem vender suas peças sem intermediários, conquistando gradualmente autonomia”, destaca Cláudia Ferreira, diretora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Iphan.
O artesanato chamado tradicional é o que passa de pai para fi lho, entre famílias e povoados, une o fazer artístico à matéria-prima local, apresentando um belo mosaico da cultura brasileira. A presença de vários mestres e artesãos oferece a oportunidade de contato direto com diferentes fazeres e saberes, afirmando os múltiplos conhecimentos reunidos e a importância da preservação desses valores. Estima-se que existam mais de 300 polos de artesãos no Brasil, envolvendo 4 mil pessoas.
O público poderá vê-los demonstrarem na prática o processo de confecção de alguns objetos expostos, além de levar peças exclusivas para casa.. Das pêssankas da tradição ucraniana de Santa Catarina, aos brinquedos de miriti produzidos em Abaetetuba, Pará. Das rendas de bilro de Florianópolis, passando pelas garrafinhas de areia de Aracati, Ceará, aos figureiros de Taubaté, São Paulo, , há objetos com preços que podem ir de R$ 10 a R$ 400.
O Mercado Brasil é uma das ações do Promoart, que tem gestão conceitual do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e é desenvolvido pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro – Acamufec.
Serviço
Mercado Brasil de Artesanato Tradicional _Hoje e amanhã _10h às 19h Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - Rua do Catete, 179 - Jardim do Palácio do Catete_Entrada franca