ASSINE
search button

Ester Jablonski dá vida aos contos de Clarice Lispector em "Silêncios Claros" 

Compartilhar

Uma mulher, quatro vidas, quatro histórias. Dia 8 de agosto, às 16h, a atriz Ester Jablonski tem um encontro no charmoso Castelinho do Flamengo com quatro contos de Clarice Lispector. Em um espetáculo solo, Ester traz as estações da vida em quatro tempos e volta a traduzir com irreverência as sutilezas da feminilidade da autora.

Anseios, desejos inconfessos, contradições, alegrias e tristezas, sentimentos embutidos em histórias contadas com maestria em diferentes fases da vida da escritora, permeadas por seu humor particular. Quatro diferentes etapas da vida de uma mulher  que vivencia a memória, as lembranças da família, saudade, alegria, o desejo e a morte.

O trabalho começou a ser desenhado há dez anos, com concepção de  Ítalo Rossi, grande parceiro de trabalho de Ester Jablonski. Foi ele seu primeiro diretor. Após seu falecimento, a atriz resolveu reformular a peça, antes chamada de Encontro com Clarice, e levá-la adiante em outras bases. Convidou o diretor Fernando Philbert, que brilhantemente batizou o novo espetáculo de Silêncios Claros. A primeira temporada teve início no meio da rua, em frente ao Parque das Ruínas, com brilhante apresentação no Movimento “Reage Artista”, em reivindicação à abertura dos teatros do Rio. Em seguida, foram três meses de apresentações no Parque, com plateia lotada e sucesso de crítica. E durante a mesma temporada, a atriz também levou o espetáculo com nova concepção de iluminação e cenário ao Teatro Serrador, no Centro. Um exercício de várias leituras de um mesmo texto. O que também acontece no novo espaço - o palco do Eva Hertz.

Tirados da antologia “O primeiro Beijo e Outros Contos”, O Grande Passeio, Uma Tarde Plena, A Fuga e Uma Galinha, são pontuados pela sensibilidade e intimidade com que a autora penetra e passeia pela vida humana, suas contradições e suas vicissitudes. As histórias são contadas pela atriz, que dá vida à Clarice: “Sem muito ruído, espalhafatos ou trucagens cênicas tentamos promover o encontro entre duas fantasias - parafraseando José Castello em sua coluna do Globo a respeito de Bartolomeu Campos de Queirós – a da escritora, através da atriz, com a do público.”, sintetiza Ester. Silêncios Claros fica em cartaz até dia 30 de abril. 

Serviço:

Estreia: 08 de agosto de 2017.

Horário: 16h

Local:Castelinho do Flamengo – Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Praia do Flamengo, 158 – Flamengo

Informações: (21) 2205-0655

Duração do Espetáculo: 50 min

Entrada franca

Classificação Etária: 12 anos.