Fest & Arte Parque das Ruínas chega à sua quarta edição no início de dezembro

O projeto cresceu e entre as novidades desse ano está a criação de um longa-metragem

O Fest & Arte chega à sua quarta edição mostrando como a paixão pela arte é capaz de prosperar mesmo sem a contemplação de leis de incentivo. O projeto cresceu e entre as novidades desse ano está a criação de um longa-metragem. Kellys Kelfis, idealizadora e produtora do festival, comemora também a entrada da poesia e da música no projeto, além de um maior envolvimento infantilA edição de 2016 terá como patrocinador oficial a Cesgranrio.  

O projeto cultural nasceu como nasce a maioria deles: da genuína paixão pela arte. Kellys Kelvis, atriz e produtora paraibana, abriu espaço para que a arte, principalmente o teatro, tivesse um palco para apresentação de novos talentos. O Parque das Ruínas é o grande cenário do festival desde a primeira edição. Nesse ano, além das apresentações dos 18 espetáculos inscritos e oficinas gratuitas, o Fest & Arte ganhou novidades, atuando antes mesmo do festival acontecer. O Show Jazz Feminista se apresentou, em outubro, no tradicional Beco das Garrafas. Sob direção de Giovanna Velasco, contou em dois blocos, através de um rico repertório musical, dois momentos das mulheres: da submissão à reviravolta. A apresentação era intercalada com a transmissão de um vídeo com depoimentos verídicos de mulheres vítimas de violência doméstica. 

Se a música e o cinema entraram com força total no Fest & Arte a poesia não podia ficar de fora e nessa edição rola a novidade chamada Poemas Expressos, onde a atriz e poetiza Nathascha Francis cria poemas inspirada nas histórias que a pessoa contar ali na hora, portanto, poemas exclusivos e sob medida para quem estiver no festival e quiser participar. A exposição de arte “Imortalidade”, de Camila Machon tamb´m estará presente, mostrando fotografias feitas por ela diariamente desde 2008, sempre às 16h20. 

Para Kellys Kelfis, nada disso teria sentido se não envolvesse as crianças de forma significativa. E assim, o festival infantil, que acontece junto ao Fest & Arte e iniciou na edição passada, dessa vez ganha mais força com a parceria feita com a Cia dos Prazeres (do Morro dos Prazeres), sob orientação de seus fundadores Lucas Weglinski e da bailarina e professora Ana Paula Dias – idealizadora do projeto Ubuntu. As crianças criam desde a concepção do festival infantil até as ações sociais e ainda escolhem os espetáculos vencedores nas três categorias.  Para este ano eles escolheram oficinas como troca-troca literário, doações de presentes de natal, além da grande novidade que éa oficina de dança.  “O objetivo é receber cada um de maneira acolhedora e oferecer o suporte necessário para que todos cumpram seu papel, contribuindo para a inovação técnica e conceitual no âmbito das artes e promovendo o surgimento de novos grupos, interesses e formas de criar”, comemora Kellys.  

Sobre o longa

O segundo braço é a sétima arte com o longa “O Cravo e a Rosa”. Inicialmente patrocinado inteiramente pelo festival, o filme conta a história da carreira dos atores Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça, assim como o início do teatro brasileiro. A estreia está prevista para março de 2017, no teatro da Cesgranrio. Além dos homenageados Rosamaria e Mauro, o filme também apresenta depoimentos de artistas de peso como Carlos Vereza, Fernanda Montenegro, Natália Timberg, Tony Ramos, Mauro Mendonça Filho, Silvio de Abreu, Letícia Spiller, Nicete Bruno, Antônio Fagundes, entre outros, permitindo que a história do teatro brasileira seja contada por aqueles que a construíram palcos afora. A direção de Jorge Farjalla tem especial preocupação com a estética, permitindo que o longa seja prazeroso não somente pelo seu riquíssimo conteúdo e testemunhos, mas pela forma e cenários nos quais são abordados. 

Show Jazz Feminista – Beco das Garrafas: Apresentações nos dias 18 e 25 de outubro, às 22h. Entrada R$ 30

Fest & Arte – Dias 2, 3 e 4 de dezembro no Parque das Ruínas. Entrada Gratuita. Horário:  das 13 hs ate as 21 hs.(Dia 2 só tem as oficinas gratuitas. Festival dias 3 e 4)

Filme “O Cravo e a Rosa – estreia prevista para Março 2017, no Teatro da Cesgranrio