Thiago Facina lança, no dia 6 de dezembro, na Livraria Cultura, o livro ‘Torcedores’, no qual reproduz registros feitos durante as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro. As fotos foram feitas por Thiago e alguns de seus alunos que se espalharam pela cidade para captar toda a emoção que vibrava em torno das atividades olímpicas. Assim, torcedores de várias nacionalidades chegando às arenas, outros de olhos vidrados nas quadras e veias saltadas no pescoço, trabalhadores formais e informais que circulavam entre convidados e atletas, famílias que assistiram aos jogos pela televisão, festas, música, descontração, euforia e desolação serviram de inspiração para Thiago e seus alunos.
Por não gostar de esportes, Thiago virou suas lentes para a plateia. E descobriu ali um material riquíssimo – seus modelos, tão concentrados nas competições, se mostram completamente desarmados e vulneráveis nas fotos. São personagens entregues às suas próprias emoções. Sem filtros.
A ideia do livro surgiu durante os jogos Pan-Americanos de 2007, com o fotógrafo sentado nas arquibancadas e vendo mais interesse nos torcedores que nos jogadores. Thiago percebeu ali que havia algo muito especial acontecendo e que merecia um registro: “A mim interessavam os gritos, as expressões de raiva, felicidade, frustração, tristeza, catarse. Rapidamente dividi o público em dois: uns são apenas plateia, outros são torcedores. Pretendem interferir diretamente no placar vaiando o adversário, empurrando seus ídolos aos berros, fornecendo um gole de água através de seus aplausos. Nos seus olhos eu vejo admiração.”
O projeto demorou quase dez anos para sair do papel e a oportunidade surgiu justamente durante os jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. E veio acompanhado de oficinas com estudantes. Esses alunos saíram em campo para exercitar seus olhares. Seus registros fotográficos ficaram tão bons que assinam, pois, a coautoria do livro ao lado do mestre.
“Torcedores” tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com apresentação de Martin Curi, doutor em Antropologia pela UFF, que faz uma análise bastante apaixonada do comportamento das torcidas ao redor do Mundo partindo do incidente com o atleta francês Renaud Lavillenie. Diz ele, em um dos trechos: “Considerando as múltiplas formas de torcer só pode haver a conclusão que não existe uma forma universalmente correta de torcer. Mas há uma disputa de tentar definir qual seria a forma correta em cada contexto cultural. Muitas vezes estas disputas tem uma argumentação moral em tentar rotular o outro como mal educado e, portanto, inferior”.
Serviço:
Lançamento do livro de fotografias ‘Torcedores’
Autores: Thiago Facina e alunos
Local: Livraria Cultura – Rua Senador Dantas, 45 – Centro - RJ
Data: 06/12/2016
Hora: 17h00
Preço: R$ 60,00