ASSINE
search button

Sem guitarra, Bratislava mostra uma versão synth de “Carne”

A banda é uma das participantes da próxima edição do Lollapalooza Brasil

Compartilhar

O canal Lavanderia lança a segunda parte do episódio que conta com a participação da Bratislava. Enquanto no primeiro, a ausência da guitarra foi substituída pelo sax, desta vez o instrumento é substituído pelo synth. A canção escolhida é “Carne”, som instrumental que deu o nome ao disco de estreia do grupo. 

O arranjo não foi modificado, mas a versão soa diferente. A Bratislava é uma das bandas brasileiras no lineup do festival Lollapalooza, que será realizado nos dias 25 e 26 de março de 2017, em São Paulo.

Formada por Victor Meira (vocal e teclado), Alexandre Meira (vocal e guitarra), Sandro Cobeleanschi (contrabaixo) e Lucas Felipe Franco (bateria), a Bratislava se mostra versátil no vídeo da Lavanderia. Na ocasião, a guitarra de Alexandre Meira (que se recuperava de uma cirurgia) é substituída pelo synth de Victor Meira.  A estética lo-fi, que faz parte da identidade do canal Lavanderia, facilitou a decisão da banda em fazer a troca de instrumentos nesta versão. Como locação, a própria lavanderia do videomaker Rafa Souza recebeu toda essa potência sonora.

A canção “Carne” vem de duas inspirações, sendo a maior delas uma das histórias do livro “Mundo Pet”, de Lourenço Mutarelli. “Na historinha, o protagonista começa a ter alucinações em que ele se vê num pasto, bem pacífico, com vaquinhas, clima meio fazenda. E aí ele começa a sacar que o que tá causando as alucinações são as memórias das vacas, as memórias impregnadas na carne bovina que ele come”, conta Victor.

O vocalista continua e explica que a segunda inspiração veio de uma história do ilustrador McBess, que conta de que sua mãe, vegetariana, quando ficou grávida, recebeu do médico a recomendação de comer carne, pois os nutrientes e proteínas fariam bem ao bebê. Dessa forma, durante a gestação ela abdicou da dieta vegetariana e seguiu os conselhos do doutor. “O McBess fica tirando uma pira de que ele próprio foi formado pela carne que sua mãe comeu durante a gestação. É lúdico, mas ele leva a sério a brisa, tanto que muitos desenhos dele tem o motivos de carne, bifes, etc, e ele tem tatuado nas falanges dos dedos da mão M E A T”, explica Victor.

Influência é algo que não falta no som da Bratislava. Cenas do cotidiano urbano se tornam crônicas na mão do grupo. As letras da banda apelam para a inventividade, recorrendo a figuras que vão de situações do dia-a-dia à imensidão do espaço. A finitude, a solidão e os limites do imaginário se misturam em temas humanos e universais. O rock alternativo com contornos de progressivo e experimental da Bratislava se reflete em suas canções. Além de “Um Pouco Mais de Silêncio” (2015), a banda tem no currículo o álbum "Carne" (2012) e o EP "Longe do Sono" (2011).

Lavanderia é um canal sobre produção musical e música em geral que já trouxe como convidados os músicos Lucas Brenelli, André Month, a banda Antiprisma e o projeto Trago Arte.

Assista: httpss://www.youtube.com/watch?v=Hjrr2ZrXSII&t=2s