'Encanta Rio' leva diversão de graça ao Cosme Velho

Gastronomia, Moda, Artes, Decoração, Artesanato, Infantil e Shows na Casa do Minho

No feriado do dia 12 de outubro, a Casa do Minho, no Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, vai receber a edição especial de Dia das Crianças da feira de variedades “Encanta Rio”. O evento acontecerá das 13h às 22h, com entrada franca e a classificação livre.No espaço infantil haverá atividades gratuitas como teatrinho, pintura em tela, pula-pula, karaokê, massinhas, vídeo game e piscina de bolas. Para animar a festa haverá show grátis com o cantor Guga Sabatiê (ex-SuperStar), às 17h, com repertório pop e MPB.

Os apreciadores da boa comida, especialmente as gourmets, já podem se preparar. Vai ter churros, doces finos, caldos, bolos, cupcakes, cuptops, chocolates, cookies, muffins, hambúrguer e sanduíches gourmets e cervejas artesanais. Entre os participantes estão: Hagar Sanduíches, Mr. Meat (churrasco no espetinho com mais de oito sabores, entre cortes premium), Hamburgão de Laranjeiras (foto) com hamburguer na churrasqueira nas opções de pão australiano, beterraba ou brioche com cobertura de queijo provolone), Speed Joe(hambúrguer gourmet); Vovó Madá Doceria (doces caseiros), Rafaellart (atelier de doces finos, tortas e bolos), Oh My Brigadeiros com brigadeiros de sabores variados, Therezinha Stout(cerveja artesanal de Teresópolis); W-Kattz (cervejaria artesanal de Nova Friburgo).

Quem segue a linha vegan e zen também tem vez na “Encanta Rio” com as marcas Caindo Fulô (acessórios feitos com elementos da natureza como flores, conchas, folhas, pedrinhas); Empório Hermanas (produtos veganos como biscoitos, cereais, queijos vegetais, doces); Trescalo Memórias Perfumadas (foto) especializada em produtos de higiene pessoal artesanal e aromatizadores de ambiente 100% vegetal e natural), TransformArte Atelier (utilitários e acessórios feitos à mão), a Hamburgão de Laranjeiras e a Mr. Meat Espetinhos também oferecem opções vegetarianas.

Sucesso de público, a feira é organizada pelos produtores culturais Giulia Andrade e Thiago Vichi entra nas opções de lazer gratuito para o feriado no Rio de Janeiro. Com 70 expositores participantes, a expectativa é receber aproximadamente 1500 pessoas nesta 5ª edição do evento. Além de diversão infantil haverá opções e novidades em artesanato, moda, acessórios, artes, decoração, utilidades, gastronomia e veganismo. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de pequenas empresas e movimentar a economia local.

Especialmente para crianças

A novidade desta edição é a Oficina de Cupcakes para crianças com idade entre 5 e 11 anos. O cenário da oficina reproduz uma confeitaria de verdade. Os pequenos entram no clima de mini chefs com aventais personalizados e colocam a mão na massa sob a orientação da Chef Pâtissier Maria Clara Stanzione. Conhecendo os ingredientes de forma lúdica, os participantes vão fazer a famosa receita de baunilha da Oui Marie Patisserie. As crianças vão quebrar os ovos, medir a quantidade de farinha e bater a massa cantando músicas infantis. Depois vem o momento de rechear e decorar, onde a criatividade corre solta. A chef Maria Clara Stanzione também vai ensinar conceitos de desperdício zero ao transformar as sobras das massas em cake pop banhados no chocolate. Ao final da deliciosa brincadeira, cada participante recebe um certificado de MINI CHEF e poderá levar as criações dentro de uma caixinha personalizada. A atividade custa R$ 35,00.

A feira ainda conta com expositores voltados para o universo infantil em moda, acessórios e literatura infantil como: Flavia Boabaid (quadrinhos e chalkboard para bebês); Fulô by Seoane (utilitários para decoração e linha baby com porta fraldas e porta trecos feitos em tecido); Pocket Dreams - Sonhos de Bolso, da escritora Natália Ávila, que apresenta sua série de livretos com histórias curtas e envolventes que misturam o mundo real e a fantasia.