ASSINE
search button

'Aquarius' fica de fora na disputa pelo Oscar 2017

O filme Pequeno Segredo, de David Schurmann, vai ser ofilme brasileiro a disputar uma vaga 

Compartilhar

O Ministério da Cultura (MinC) anunciou nesta segunda-feira (12), em evento na Cinemateca Brasileira (SP), que o filme Pequeno Segredo, do cineasta catarinense David Schurmann, vai ser o filme brasileiro a disputar uma vaga entre os indicados a melhor filme estrangeiro do Oscar 2017. Estavam inscritos 16 filmes ao todo, "Aquarius", de Kléber Mendonça Filho, foi um dos preteridos.

A cineasta Anna Muylaert, diretora e roteirista do filme "Que horas ela volta?", comentou sobre a escolha do filme em seu perfil do Facebook: "Como é escrita a historia oficial: O filme que mais mexeu com a critica e o publico do Brasil em 2016 foi "O Pequeno Segredo". O problema de dar um golpe é ter que dar mais infinitos golpes para manter o golpe principal". 

Após a polêmica de o Ministério da Justiça do governo de Michel Temer ter classificado o filme Aquarius para espectadores a partir de 18 anos, o longa-metragem de Kleber Mendonça Filho recebeu classificação indicativa livre nos cinemas da França. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. Diante de muitos protestos, o governo Temer recuou e estabeleceu a faixa etária do público em 16 anos.

O filme vem lotando as salas de cinema do Brasil e concorreu à Palma de Ouro, no Festival de Cannes, na França, em maio. A polêmica que atravessa o filme, surgiu na ocasião de apresentação de Aquarius, no tapete vermelho de um dos principais festivais de cinema do mundo, onde o diretor, a produção e o elenco do filme, estrelado pela atriz Sonia Braga, levantaram cartazes denunciando que estava em curso um "golpe" para retirar Dilma Rousseff da Presidência da República.

A seleção final dos concorrentes na categoria ainda será definida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O anúncio dos indicados à 89ª edição do Oscar está marcado para 24 de janeiro. Serão escolhidas cinco produções para disputar o troféu. A cerimônia de premiação acontece em 26 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

"Pequeno segredo", que tem a estréia prevista para 10 de novembro, é um longa de ficção baseado em um episódio real ocorrido com a família Schurmann, conhecida por navegar o mundo.

A trama se centra na garotinha Kat, filha adotiva de Heloisa e Vilfredo Schurmann. O longa conta em seu elenco com: Julia Lemmertz, Marcello Antony, Fionula Flanagan e Maria Flor no elenco. A menina morreu em 2006, e a história inspirou também o livro best-seller "Pequeno segredo: A lição de vida de Kat para a família Schurmann", escrito por Heloísa.

A comissão que elegeu o representante brasileiro foi formada por Adriana Scorzelli Rattes, Bruno Barreto, Carla Camurati, George Torquato Firmeza, Luiz Alberto Rodrigues, Marcos Petrucelli, Paulo de Tarso Basto Menelau, Silvia Maria Sachs Rabello e Sylvia Regina Bahiense Naves.O presidente da comissão, Bruno Barreto, não estava presente por ter perdido o voo para São Paulo.

Luiz Alberto Rodrigues foi o membro que fez o anúncio da escolha de "Pequeno segredo". Ele disse que a comissão analisou não apenas as qualidades artísticas do filme, mas também tentou considerar o que a Academia de Hollywood poderia levar em conta. 

A última vez que o Brasil teve um filme indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira foi em 1999, com "Central do Brasil". Também concorreram ao prêmio "O pagador de promessas" (1963), "O quatrilho" (1996) e "O que é isso, companheiro?" (1998).

Os brasileiros selecionados para concorrer nas últimas seis edições do Oscar foram "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, em 2016; "Hoje eu quero voltar sozinho", de Daniel Ribeiro, em 2015; "O som ao redor", de Kleber Mendonça Filho, em 2014; "O palhaço", de Selton Mello, em 2013; "Tropa de elite 2: O inimigo agora é outro", de José Padilha, em 2012; "Lula, o filho do Brasil", de Fábio Barreto, em 2011; e "Salve geral", de Sérgio Rezende, em 2010.

Veja, abaixo, a lista de inscritos para representar o Brasil no Oscar 2017:

“A bruta flor do querer”, de Andradina Azevedo e Dida Andrade

“A despedida”, de Marcelo Galvão 

“Aquarius”, de Kléber Mendonça Filho 

“Até que a casa caia”, de Mauro Giuntini

“Campo Grande”, de Sandra Kogut 

“Chatô – O Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes 

“Mais forte que o mundo – A história de José Aldo”, de Afonso Poyart 

“Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil”, de Belisario França 

“Nise – O coração da loucura”, de Roberto Berliner 

“O começo da vida”, de Estela Renner

“O outro lado do paraíso”, de André Ristum 

“O roubo da taça”, de Caito Ortiz 

“Pequeno segredo”, de David Schurmann

“Tudo que aprendemos juntos”, de Sérgio Machado 

“Uma loucura de mulher”, de Marcus Ligocki Júnior

“Vidas partidas”, de Marcos Schetchman