ASSINE
search button

Filme 'Aquarius' recebe classificação livre na França

Longa chegou a ter classificação indicativa de 18 anos nas salas de cinema do Brasil

Compartilhar

Após a polêmica de o Ministério da Justiça do governo de Michel Temer ter classificado o filme Aquarius para espectadores a partir de 18 anos, o longa-metragem de Kleber Mendonça Filho acaba de receber classificação indicativa livre nos cinemas da França. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo desta quarta-feira (7).

Aquarius estreou na última quinta-feira (1º) nas salas de cinema do Brasil. Dias antes, o Ministério da Justiça anunciou que a classificação indicativa do filme seria de 18 anos, mas, diante de muitos protestos, o governo Temer recuou e estabeleceu a faixa etária do público em 16 anos. 

O filme vem lotando as salas de cinema do Brasil e concorreu à Palma de Ouro, no Festival de Cannes, na França, em maio. Na ocasião de apresentação de Aquarius, no tapete vermelho de um dos principais festivais de cinema do mundo, o diretor Kleber Mendonça Filho, a produção e o elenco do filme, estrelado pela atriz Sonia Braga, levantaram cartazes denunciando que estava em curso um "golpe" para retirar Dilma Rousseff da Presidência da República.

Nas sessões muitos espectadores relataram gritos de "Fora, Temer" na abertura e ao final da projeção de Aquarius. Desde sua exibição em Cannes, o longa-metragem de Mendonça Filho vem sendo muito elogiado pela crítica internacional. A imprensa inglesa chegou a comparar a situação vivida por Clara, a personagem de Sonia Braga, à sofrida por Dilma com o impeachment. Na trama, a jornalista enfrenta a especulação imobiliária para continuar vivendo no prédio onde passou a ser a única moradora.

Desde sua estreia, Aquarius foi visto por 55 mil pessoas nos cinemas do Brasil. Kleber Mendonça Filho é diretor do também elogiado O Som ao Redor.