Rio+Design ocupa Armazém Utopia

Mostra reúne 77 peças, de 50 designers fluminenses

Após passar por uma revitalização que trouxe novas cores e formas, a Zona Portuária recebe a mostra Rio+Design. A exposição, que está em sua nona edição, celebra a transformação, com foco no uso de novos materiais e releitura de clássicos. Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, em parceria com o Sebrae, a mostra ocupa até domingo (4/9), o Armazém Utopia com 77 peças, de 50 designers fluminenses. O horário de visitação é das 14h às 22h.

As peças apresentadas passam por móveis e luminárias, gargantilhas e anéis, e até um copo reutilizável, intitulado “Copo menos 1 lixo”, feito com matérias recicláveis para substituir os de plástico que são jogados fora, muitas vezes no chão, o tempo todo. 

– No momento de dificuldade pelo qual passa o país, mostramos com a Rio + Design que podemos fomentar os negócios – disse a subsecretária de Comércios e Serviços, Dulce Ângela Procópio, destacando que o evento acontece dentro da Semana de Design, promovida pelo jornal O Globo. 

Um dos expositores é o renomado Zanini de Zanine, que dentre suas peças, vai apresentar um balanço que mais parece o voo de um pássaro. Segundo o designer, a peça, intitulada “Gaivota” é feita de fibra de vidro e tem revestimento de neoprene. É uma peça para áreas internas ou externas. Já o estreante Leonardo Drummond, da Kuba Design, apresenta o Headphone Kuba Disco, com um design descolado para os fones de ouvido. 

A designer Nely Mazorra apostou todas as suas fichas na sustentabilidade. Ela utilizou materiais que seriam descartados na criação de suas peças, que são conectadas diretamente ao Rio. Nely retratou em suas criações os pontos turísticos e monumentos da cidade, como o calçadão de Copacabana, o Jardim Botânico, o Museu do Amanhã e a sétima maravilha do mundo, o famoso Cristo Redentor. Com reutilização de lacres e cápsulas de café expresso, a designer Vanessa Wagner utiliza materiais do dia a dia na criação do Colar Lacres e Bracelete Paeté Caps que também fazem parte da mostra.

Serviço

RIO + DESIGN

Local: Armazém da Utopia - Armazém 06 | Avenida Rodrigues Alves nº 1794, Zona Portuária, Centro, Rio de Janeiro – RJ