ASSINE
search button

Rafael Pondé, ex-Natiruts, volta ao Rio para lançamento de seu CD solo

Compartilhar

cantor, compositor e instrumentista baiano, ex. integrante de bandas como Diamba, Natiruts e In Natura, volta ao Rio de Janeiro para apresentar seu mais novo álbum, UAS – United Americas of Sound, dia 22 de abril, sexta-feifra, às 22h, no Nectar, em Vargem Grande. Acompanham o artista em participações especiais, Luana Calainho e Guga Ribeiro, ex. SoulBrother.

Pondé reúne 5 Cds em sua discografia, além o documentário "O novíssimo baiano" (2011), e é representante da nova geração de artistas que fazem música sem rótulos. Vai do Samba ao Blues e mais além, passando pelo Ijexá e o tão próximo culturalmente Reggae, que na Bahia se fundiu com o Samba, originando o Samba Reggae. Tudo isso faz parte do universo de trabalho do artista, que se caracteriza também pelo ativismo em torno da difusão da cultura Afro baiana.

Com passagens por grandes bandas nacionais como Diamba e Natiruts, Rafael vem desde 2004 gravando discos solos com grandes figuras proeminentes da música internacional. Nomes como Hans Martin Buff, engenheiro de som de Prince, Joss Stone e Scorpions, e o DJ Roots fazem parte dessa extensa lista dos que deixaram marcas no trabalho de Pondé.

U.A.S • United Americas of Sound•

As correntes sonoras das Américas ganham novas forças para uma convergência plural em favor da M.úsica de P.esquisa B.rasileira. Essa circum-navegação foi remapeada no Ilê Ayê Studios (Bahia), Medusa Studios (EUA), Budisimo Studios (EUA) e no moderno Rittenhouse Studios (EUA) dando origem ao álbum “U.A.S • United Americas of Sound”.

Gravado em parte no studio do produtor americano Jim Hamilton (músico e percussionista  Boyz To Men) - Rittenhouse Studios Complex Arts - que se dedica a difundir a cultura musical brasileira nos Estados Unidos, a produção musical contou também com a parceria do Porto Riquenho Papa Buda, do Americano Shawn Hennessey e do sueco Sebastian Notini.

A faixa “America Unite” desliza sutil nos ouvidos, “Rogava a Deus”, do mestre Humberto Porto, foi regravada cheia de samba-caboclo e tracejada com uma linha de cavaquinho. A latin salsa “Take a While” é coberta de percussões afiadas, calibrada com uma guitarra em forward lounge. “I wanna be with you”, chega com a voz convidativa de Carissa Lawrence encantando em português, e o Reggae se faz presente mais uma vez em “Je ne suis pas Charlie Hebdo”.  “Misty Morning” de Bob Marley, gravada originalmente para um projeto de ensaio audiovisual no Medusa Studios (EUA), une Carissa com a suave voz de Rafael, cantando muito bem na língua inglesa. Dorival Caymmi traz de vez a baianidade pro repertório, tendo a sua “Canoeiro” versionada em dub. E “Já Chega” com um solo de guitarra rasgante - à moda Kiko Peres - simplifica a hedionda fase de formação de caráter de um país lactante, forjado totalmente na “gentileza de interesse”.

Guga Ribeiro

Músico fundador e cantor do grupo carioca SoulBrother, atualmente cantor e compositor da banda Social, ao lado do guitarrista Fábio Aguilar e do baixista André Mafra, Guga Ribeiro é conhecido por sua levada de reggae, sua voz suave, e sua presença de palco. Acostumado a embalar grandes eventos na Zona Oeste, Guga retorna ao cenário após um hiato de dois anos. Sua nova empreitada, a Social, chega trazendo nova sonoridade e muita inspiração em formação trio.

Luana Calainho

Releituras contemporâneas de clássicos da MPB e o fino da música internacional são o foco quando o assunto é Luana Calainho. A presença dançante e colorida da cantora, que tem como base a Tropicália, o Pop e o Soul, atrai um publico certo, que procura uma interpretação densa e calorosa. Com anos de Estrada a moça é mestre nas fusões e nos pout pourri inesperados, lançando mão de arranjos e harmonias cheios de bossa.

Rafael Pondé Trio

Participações de Luana Calainho e Guga Ribeiro