'Pequeno Dicionário de Grandes Personagens Históricos' destaca personalidades da história do mundo

Livro reúne pequenas biografias de homens e mulheres fundamentais de todos os tempos

O 'Pequeno Dicionário de Grandes Personagens Históricos' (Editora Alta Books) reúne pequenas biografias de 80 homens e mulheres fundamentais para a compreensão da história do mundo. A seleção foi realizada a partir de uma pesquisa minuciosa dos autores José Maria Gomes de Souza Neto, Kalina Vanderlei Silva e Karl Schurster.

A história pode ser contada de várias maneiras e uma delas é através das biografias dos grandes personagens. Através delas, o leitor é convidado a embarcar em novos mundos, viajar por cidades, costumes e cotidianos, gerando um sentimento de fascínio.

O 'Pequeno Dicionário de Grandes Personagens Históricos' aposta no encanto gerado pela Históriae apresenta sociedades e contextos fundamentais para a compreensão de como era a vida de seus protagonistas. Assim, é possível ao leitor conhecer como eram as estruturas sociais, politicas e culturais nas épocas em que viviam os personagens. Os leitores têm a oportunidade de conhecer líderes políticos conquistadores e guerreiros, mas também artistas, cientistas e filósofos, homens e mulheres de todos os continentes e épocas.

O livro é dividido em seis partes que exploram as facetas mais conhecidas de cada um: Exploradores do Infinito reúne cientistas, místicos e aventureiros como Cristóvão Colombo, Leonardo da Vinci e Yuri Gagarin; os Grandes Líderes são homens e mulheres que exerceram papeis de liderança e influenciaram na estrutura em sua volta como Cleópatra, Hatsheput e Mao Zedong; Pontes com o Divino são fundadores dos grandes sistemas religiosos como Jesus de Nazaré, Moisés e Buda; Os Desmiurgos são artistas e pensadores que foram considerados gênios por seus contemporâneos e sua posteridade como Sócrates, William Shakespeare e Karl Marx; Heróis da Resistência resgata a ideia de herói a partir de personagens celebres por suas lutas contra situações históricas opressivas como Zumbi, Chica da Silva e Martin Luther King Jr;e Senhores da Guerra que são guerreiros e conquistadores cuja fama se deve predominantemente ao sucesso nos campos de batalha como Joana D’Arc, Napoleão Bonaparte e Átila.

Cada biografia entrelaça a vida do personagem retratado com o processo histórico do qual se tornou símbolo. A vida do protagonista não pode ser entendida fora do contexto, dessa forma entendemos melhor o cenário no qual cada um viveu.

Autores

José Maria G. de S. Neto - Doutor em História pela UFPE, Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Neto é professor adjunto da Universidade de Pernambuco na área de História Antiga e professor do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável na mesma instituição.

Kalina Vanderlei Silva - Pós-Doutora em História pela Universidade de Salamanca, Espanha e Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Kalina é professora associada da Universidade de Pernambuco eprofessora colaboradora do Mestrado em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Karl Schurster - Pós-Doutor em História e Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor adjunto em história do tempo presente e do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco. 

Ficha técnica

Autores:  José Maria G. de S. Neto ,Kalina Vanderlei Silva , Karl Schurster

Categoria: Autoria Nacional

Edição: 1ª Edição, 2016

Número de páginas: 512

ISBN: 978-85-7608-943-8