A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Cultura, apresenta o concerto de abertura da temporada 2016, com a Missa Solemnis em Ré maior Op.123 de Ludwig vanBeethoven nos dias 4 e 5 de março, às 20h e às 16h, respectivamente.
Com o patrocínio do BNDES, o espetáculo com o coro e a orquestra sinfônica do Municipal contará com participações de solistas convidados, como a soprano Rosana Lamosa, a mezzo-soprano Carolina Faria, o tenor Eric Herrero e o barítono Michel de Souza e terá regência do maestro Tobias Volkmann.
"A importância que a composição da Missa Solemnis assumiu para Beethoven pode ser medida pelo famoso retrato do compositor pintado por Josef Karl Stieler, que o mostra com o manuscrito da obra em mãos. Em 1822, em carta datada de 5 de junho para Karl Peters, Beethoven revelaria o especial apreço que nutria pela Missa Solemnis, afirmando que se tratava da maior obra que compunha até então. Nem mesmo a composição da emblemática Nona Sinfonia destronaria a Missa Solemnis do mais alto posto em seu catálogo de obras", disse o Diretor Artístico do Theatro Municipal, André Cardoso.