ASSINE
search button

Projeto ‘Roda de Palhaço’ busca novas formas de interação com crianças hospitalizadas

Bloco de Carnaval ‘Breque no Piripaque’ vai dar início às atividades do projeto no dia 17

Compartilhar

Uma criança precisa brincar, mesmo quando está no leito de um hospital. Precisa ter afeto e relações de cumplicidade durante um tratamento de saúde. Com o objetivo de aprofundar esse importante trabalho de humanização no ambiente hospitalar, o produtor Alexandre Boccanera e os atores Guilherme Miranda, Julia Schaeffer e Flávia Reis (na pele de seus palhaços Adamastor, Shei-Lá e Nena) lançam o projeto 'Roda de Palhaço', que, durante todo o ano, vai realizar intervenções artísticas nas enfermarias pediátricas de dois hospitais públicos da cidade.

A expectativa é de atender mais de 10 mil crianças em 2016 e transformar o comportamento dos pacientes, acompanhantes, médicos e enfermeiros. O grupo também vai realizar oficinas com profissionais da saúde e uma mostra artística, com números cômico-musicais e exposição fotográfica, para encerrar as atividades do ano.

O lançamento do projeto não poderia ser feito de forma mais animada: o bloco carnavalesco 'Breque no Piripaque', com a presença dos palhaços e de músicos convidados, vai desfilar pelos corredores das enfermarias pediátricas e áreas externas do Hospital Federal dos Servidores do Estado, no dia 17/02, e do IPPMG/Fundão, no dia 18/02.

“Somos um grupo especializado na arte do palhaço e em sua atuação nas enfermarias pediátricas. Nosso objetivo é levar alegria para os pequenos e seus acompanhantes e investigar novas formas de atuar na área da saúde”, explica o produtor, Alexandre Boccanera.

As visitas regulares às duas instituições públicas vão começar no dia 29 de fevereiro: no Hospital dos Servidores ocorrerão às segundas e quartas-feiras, e, no IPPMG, terças e quintas-feiras, sempre das 10h às 13h.

 Serão atendidas todas as crianças internadas, com exceção dos momentos em que elas estão em procedimento médico, dormindo ou almoçando. Para o trabalho, os atores do elenco mantém um treinamento constante em técnicas de improviso, palhaçaria e música.

“As visitas são realizadas em todos os setores pediátricos dos hospitais parceiros. Uma dupla de palhaços tem um encontro com cada família (criança e acompanhantes), estabelecendo uma relação baseada na cumplicidade. Não há cenas ou apresentações teatrais. Toda a dramaturgia nasce do improviso, a partir da relação do artista com a criança.”, observa o ator Guilherme Miranda.

Durante o ano, estão previstas a realização de quatro oficinas, duas em cada hospital parceiro. Com jogos e brincadeiras, essas atividades buscam estimular nos profissionais da saúde a capacidade de olhar, ouvir e fazer contato com o outro, pré-requisitos para estabelecimento de uma boa relação com o paciente.

“Além das visitas e oficinas, pensamos, junto com a direção da pediatria, formas de tornar nossa atuação mais ampla, seja recepcionando os residentes, seja com campanhas internas de saúde. Ao final do ano, organizaremos uma mostra artística apresentada em espaço cultural da cidade”, detalha a atriz Julia Schaeffer.

Os integrantes do projeto Roda de Palhaço explicam que é necessária  muita disponibilidade física e afetiva para enfrentar a rotina deste trabalho. “A construção do palhaço leva uma vida inteira. Temos que ter um olhar sempre atento para nós mesmos, para os parceiros e para a criança”, comenta a atriz Flávia Reis.

Quem são os palhaços?

O projeto 'Roda de Palhaço' reúne uma equipe com larga experiência em projetos de palhaçaria em hospitais:

Flávia Reis: atuou como palhaça no projeto 'Doutores Palhaços' (1993 a 1995), como palhaça e coordenadora artística nos 'Doutores da Alegria' (1995 a 2008) e no 'Projeto Roda Gigante" (2009 a 2015).

Julia Schaeffer: atuou no projeto 'Enfermaria do Riso' (2000 a 2002), nos 'Doutores da Alegria' (2005 a 2008) e no 'Projeto Roda Gigante' (2009 a 2015).

Guilherme Miranda: atuou nos "Doutores da Alegria" (2007 e 2008) e no "Projeto Roda Gigante" (2009 a 2015).

Junto com Alexandre Boccanera, que foi gestor do 'Projeto Roda Gigante' (2009 a 2015), criaram o projeto 'Roda de Palhaço'. Nessa nova etapa, os palhaços procuram dar voz às suas inquietações e ampliar o alcance de suas ações. A proposta é explorar os limites da linguagem atuando ao lado de músicos profissionais. Uma mistura que promete recriar o formato da intervenções em hospitais.

Ficha Técnica - Roda de Palhaço

Palhaços - Flávia Reis, Guilherme Miranda, Julia Schaeffer, Adriano Pellegrini e Laura Becker

Direção Musical - Guilherme Miranda

Oficinas - Flávia Reis e Julia Schaeffer

Figurinos - Patrícia Muniz

Design Gráfico - Beatriz Carvalho

Assessoria de Imprensa - Rachel Almeida

Direção de Produção - Alexandre Boccanera

Produção Executiva - Clarissa Quintieri e Marisa Andrade

Realização - Boccanera Produções Artísticas e Tutu Projetos Artísticos