ASSINE
search button

Bloco Céu na Terra traz projeto Brasil-Moçambique, com músicos e ritmo típico da cultura africana 

Confira as datas de saída do bloco e sua orquestra em Santa Tereza, Centro e Lapa

Compartilhar

O bloco Céu na Terra, um dos mais tradicionais do carnaval do Rio de Janeiro, vem com uma novidade em seus desfiles desse ano: o projeto Carnaval Céu Na Terra Brasil-Moçambique vai contar com a participação do saxofonista e professor de música da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Timóteo Cuche. 

 “A ideia é aproveitar os cortejos do Céu na Terra pelas ruas de Santa Teresa e criar um momento de diálogo entre os países, realizando um carnaval onde os gêneros musicais moçambicanos serão apresentados com sotaque brasileiro”, diz Péricles Monteiro, um dos idealizadores do bloco. 

Nesse carnaval a Marrabenta, gênero musical do sul de Moçambique, vai atuar como uma espécie de fio condutor, estreitando ainda mais os laços entre esses dois polos culturais, possibilitando o conhecimento de outros ritmos do país africano. A ideia nasceu em 2012 quando um dos integrantes do bloco Céu na Terra, Sergio Castanheira, foi à Moçambique e conheceu o saxofonista Timóteo Cuche.  Logo começaram a tocar juntos, um ensinando a música de seu respectivo país para o outro.  

A proposta do Céu na Terra é que se faça um carnaval de festa, felicidade, mas também de pesquisa e pensamento crítico. Eventos recentes deixaram clara a existência do racismo no Brasil, assim como a xenofobia com imigrantes, principalmente haitianos. O Céu na Terra pretende, através da vinda de Timóteo Cuche, aproximar mais os países e trazer a cultura como um elemento agregador. 

Saídas 

Quarta, 27 de janeiro, às 19h, no Centro Cultural Cordão da Bola Preta, Rua da Relação, 3 – Centro

Sábado, dia 30 de janeiro: Saída Pré-Carnaval - Praça Odilon Costa Neto até o Largo das Neves, em Santa Teresa 

Sábado, dia 6 de fevereiro: Saída Oficial de Carnaval - Cortejo saindo do Bar do Mineiro até o Largo das Neves, em Santa Teresa

Show da Orquestra Céu na Terra

Segunda-feira, dia 8 de fevereiro, às 18h: Palco “Rio Marchinhas”, Arcos da Lapa