Em 3 de dezembro de 2015, o cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard completará 85 anos de idade. Durante 43 dias, de 21 de outubro a 2 de dezembro, a "Retrospectiva Jean-Luc Cinema Godard", uma mostra completa que exibirá todas as obras do diretor nos CCBBs de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e no CineSesc. Paralelamente à exibição dos filmes, a Mostra realiza cursos, palestras e debates gratuitos, com especialistas nacionais e internacionais (mais informações abaixo, no serviço).
Nos dias 7 e 8 de novembro (sábado e domingo), das 10h às 12h, será realizado no CCBB-Rio o curso "Godard Entre Nós" (1960-1970), ministrado por Luís Alberto Rocha Melo, cineasta, pesquisador e professor do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF. Dirigiu, entre outros trabalhos, os longas Um homem e seu pecado (HD, fic., 2015), Nenhuma fórmula para a contemporânea visão do mundo (HD, fic., 2012) e Legião estrangeira (HD, doc., 2011); o curta Que cavação é essa? (35mm, fic., 2008); e o média O Galante rei da Boca (DV, doc., 2004). Foi redator das revistas de cinema Contracampo (2001-2013) e Filme Cultura (2012-2014).
No dia 14 de novembro (sábado), às 19 horas, no CCBB-Rio, a Mostra promove o debate com Ruy Gardnier, fundador da revista eletrônica Contracampo, ex-professor de linguagem cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, crítico de cinema de O Globo e colaborador da revista Paisà; e José Carlos Avellar, autor de seis livros ensaísticos sobre cinema, co-autor de dezenas de trabalhos sobre o cinema brasileiro e latino-americano, entre eles "Le Cinéma Brésilien" (Centre Pompidou, Paris) e "Hojas de Cine" (Universidad Autonoma Metropolitana, México).
A retrospectiva contará com duas raridades da filmografia de Godard: uma reconstituição que o cineasta fez do longa-metragem "esquecido" "Salve a vida (quem puder)" e um episódio abandonado de "Seis vezes dois", obras exibidas pouquíssimas vezes. Elas serão trazidas pelo professor inglês Michael Witt, que além de apresentar os filmes também fará uma palestra, no dia 26 de novembro (5ª feira), às 19 h30, sobre os filmes raros e a carreira de Godard. Witt é diretor do centro de pesquisa em filmes e cultura audiovisual da universidade de Roehampton, Londres, e autor de Jean-Luc Godard, Cinema Historian (Indiana University Press, 2013) e co-editor de Jean-Luc Godard: Documents (Éditions du Centre Pompidou, 2006).
Realizada pelo CCBB, produzida pela Heco Produções, com o patrocínio do Banco do Brasil e da BBDTVM e apoio do Grupo Accor, a "Retrospectiva Jean-Luc Cinema Godard" contempla a produção do cineasta em seus mais de 60 anos de carreira, com a exibição de 125 obras vindas da França, entre longas, médias e curtas-metragens, séries televisivas, filmes publicitários e vídeo-cartas, as quais exploram os temas mais variados realizados pelo diretor.