Respeitável público, 'Tá certo ou não tá?'. Este era o bordão do palhaço mais representativo da história do circo no Brasil. Para comemorar os 100 anos do saudoso Carequinha, apresentando o expressivo legado do artista George Savalla Gomes, o Sesc São Gonçalo realiza o projeto 'O circo alegre do Carequinha'.
Com o objetivo de resgatar a arte circense e difundir a linguagem do circo, o projeto será realizado no Sesc São Gonçalo porque foi esta a região escolhida por Carequinha para viver.
Nascido em Rio Bonito, Carequinha foi um dos artistas mais populares do país. Criou marchinhas famosas, que cantava em suas apresentações, como 'Parabéns! Parabéns!' e 'O bom menino', e com o sucesso de seu trabalho, foi o primeiro palhaço a levar a arte circense para o cinema e para a televisão.
Referência de várias gerações do circo no Brasil, ele é reconhecido como o palhaço que não só fazia o povo rir, mas o que mais emocionava as plateias dos picadeiros por onde passava.
Uma das curiosidades da vida do palhaço era pintar a farta cabeleira de negro, o que contradizia com seu nome artístico. Essa e outras várias de suas histórias serão reveladas no evento que estreia no sábado, 10 de outubro, com a exposição 'Tá certo ou não tá? – centenário do palhaço Carequinha', que reúne documentos, fotos, troféus, medalhas, quadros, roupas e objetos que revelam a rica trajetória do artista. Também estão programadas oficinas de iniciação circense, contações de histórias sobre o circo, uma palestra com a neta de Carequinha (Stephanie Savalla), além do espetáculo 'Dois palhaços pedem passagem'.
Na abertura da mostra, que permanece no Sesc São Gonçalo até 29 de novembro, uma intervenção circense da Cia Sapato Velho.
Para quem deseja fazer parte do universo lúdico da palhaçada serão oferecidas três importantes oficinas de iniciação circense: 'Palhaçaria' , com truques e segredos da profissão; 'Caracterização do palhaço'; e a divertida oficina 'Malabares'.
- A ideia central da mostra é celebrar o palhaço Carequinha e sua importância nacional. A homenagem é uma forma de valorizar a linguagem circense e os profissionais da área na figura do palhaço, personagem mais querido dos picadeiros – destaca Maria Alice Cavalcanti, responsável por artes visuais do Sesc São Gonçalo.
Fazer parte desse mundo mágico também é possível através da programação de 'Contação de histórias'. E no Dia das Crianças, o picadeiro é palco do show 'Dois palhaços pedem passagem'. A Cia Sapato Velho traz a história do Palhaço Tilinha e do Palhaço Tatuí, que mesclam o universo do palhaço de rua com os números circenses tradicionais em um espetáculo totalmente interativo. Eles convidam o público a conhecer as emoções do picadeiro com números musicais, acrobacia, mágica e toda a inocência de uma das artes mais antigas e líricas do planeta.
Programação
Exposição 'Tá certo ou não tá? - centenário do palhaço Carequinha'
Abertura: 10 de outubro, às 16h
Visitação: terça a domingo, das 9h às 17h (até 29 de novembro)
Espetáculo 'Dois Palhaços Pedem Passagem'
Data: 12 de outubro, às 10h
Oficinas de iniciação ao circo
'Palhaçaria', com Dio Jaime Vianna de Almeida
Data: 10 de outubro, das 10h às 12h
'Caracterização do Palhaço', com Anneli Olljum
Data: 17 de outubro das 10h às 12h
'Malabares', com Paul Hartung
Data: 24 e 31 de outubro, das 10h às 12h
Palestra com Stephanie Savalla, neta do palhaço Carequinha
Data: 20 de outubro, às 15h
Contações de Histórias - Histórias sobre o circo brasileiro e seus principais personagens
Data: 11 e 18 de outubro (domingos) e 7 e 14 de novembro (sábados), às 15h
Serviço: 'O Circo alegre do Carequinha'
Local: Sesc São Gonçalo: Av. Presidente Kennedy, 755, Estrela do Norte
Entrada franca
Classificação: livre
Mais informações: 2712-2342