Única série de espetáculos multimídia voltada exclusivamente aos repertórios brasileiros de todos os tempos, o Circuito BNDES Musica Brasilis une música clássica, teatro e a tecnologia em uma homenagem especial ao escritor Mário de Andrade.
O Circuito contemplará sete cidades brasileiras, chega ao Rio de Janeiro no dia 20 de agosto. O espetáculo contará com projeções assinadas pelo videoartista MutiRandolph. As imagens serão inspiradas pelas formas geométricas presentes no trabalho de artistas plásticos modernistas como Candido Portinari, Lasar Segall e Cícero Dias e se movimentam de forma sincronizada com a música, transcendendo o formato habitual de concertos, como em um show de rock. No palco, o ator Pascoal da Conceição, que já reviveu Mário de Andrade na televisão, interpretará textos emblemáticos do poeta sobre a música.
Idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, o Circuito já passou por Manaus (11/8), e percorrerá João Pessoa (29/8), Campina Grande-PB (30/8), Cabedelo-PB (31/8) e Juiz de Fora (29/10) com três espetáculos diferentes.
No Rio de Janeiro, o evento também será realizado no auditório do BNDES (16/9), com o programa 'De Bach às Bachianas', que inclui peças de Villa-Lobos e de J. S. Bach, fonte de inspiração para as Bachianas, das obras brasileiras mais conhecidas em todo o mundo.
Resgate e difusão de partituras
Em ação complementar, é realizado o resgate e difusão de partituras dos repertórios, apresentados nos espetáculos, disponíveis no portal https://www.musicabrasilis.org.br.
Para esta edição, estarão disponíveis gratuitamente todas as partituras das Modinhas Imperiais, recolhidas por Mário de Andrade e por ele editadas em 1930, além de diversas peças inéditas de Edmundo Villani-Côrtes, um dos artistas mais procurados do portal desde a sua criação, em 2009. Hoje são mais de 1500 partituras de 200 compositores brasileiros catalogados no portal.
Programação
Artistas: Rosana Lanzelotte (pianoforte), Marília Vargas (soprano), Marcus Ribeiro (violoncelo), Rômulo Barbosa (flauta) José Batista Junior (clarineta), Tony Botelho (contrabaixo).
Programa: De Bach às Bachianas
Narração: Pascoal da Conceição
Cenário: Muti Randolph e Dani Ferrari
O Projeto
Criado em 2009 pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, o Circuito BNDES Musica Brasilis é a única série de espetáculos multimídia voltados exclusivamente aos repertórios brasileiros de todos os tempos. Ao longo de cinco edições, o Circuito BNDES Musica Brasilis realizou mais de 100 espetáculos em 15 cidades por todo o Brasil, com mais de 30 mil espectadores. A difusão pela TV Brasil levou alguns dos espetáculos a mais de 200 mil pessoas. O projeto é a primeira iniciativa no país em que repertórios clássicos são contextualizados com imagens. Ao longo dos anos, já se apresentaram nos espetáculos nomes como Antonio Meneses, Fabio Zanon, Fernando Portari, Rosana Lamosa, Jacques Ogg, Wilbert Hazelzet e Quinteto Villa-Lobos. Os atores Mateus Solano e AntonioCalloni participaram das duas últimas edições.
A homenagem
Mario de Andrade (1893-1945): Poeta, escritor, musicólogo e folclorista, atuou intensamente na área musical. Nos livros Ensaio sobre a música Brasileira (1928), publicado no mesmo ano em que Macunaíma, Compêndio da História da Música (1929) e Música, Doce Música (1933), Música do Brasil (1941), além de inúmeras críticas, refletiu sobre o fazer musical, desde o folclore - foi um dos primeiros no país a debruçar-se sobre o tema - até o que de mais moderno se fazia em sua época. Foi um dos integrantes do “Grupo dos Cinco” da Semana de Arte Moderna, em 1922.
Serviço: VI Circuito BNDES Musica Brasilis
Dia 20 de agosto, quinta-feira, 20h
Local: Sala Cecília Meireles – Rua Teotônio Regadas, 26 - Lapa, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia para idosos e estudantes)
Classificação: Livre
Mais informações: (21) 2332-9223