Iate Clube mostra exposição multimídia 'Open your heart'

Pinturas, fotos e vídeo que retratam o amor compõem a exposição “Open your heart” (tradução do inglês: “Abra seu coração”), da atriz e editora carioca Aymara Limma, que a partir do dia 22 de julho irá ocupar o Corredor da Rainha no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca. A mostra é a estreia de Aymara no mundo das artes. Morando há três anos em Los Angeles (EUA), Aymara decidiu encarar um novo desafio, e o que começou como um hobby, de modo despretensioso, para extravasar seus sentimentos mais profundos, tomou forma profissional e virou um acervo de mais de cem quadros e mais de 1.500 fotos produzidos. 

Para a sua primeira individual, Aymara quis que fosse no Brasil, claro, e selecionou 42 telas - muitas das pinturas feitas com areia - e 10 fotografias, além de um vídeo em torno de 18 minutos de duração. As obras poderão ser vistas em curtíssima temporada: de quarta-feira a domingo, das 14h às 22h, até o dia 26 de julho.A entrada é gratuita.

Dez por cento da arrecadação nas vendas serão revertidos ao Projeto Pro Criança Cardíaca, em Botafogo.

Em “Open your heart”, o público poderá conferir obras abstratas pintadas em telas, papéis especiais, velas de barco e tecidos, com tinta acrílica, pó de mica e com areia. “Fiz vários trabalhos com areia, quando estava tentando reproduzir cenas do meu premiado curta-metragem ‘Te amo! Shabbat Shalom’ (Prêmio Melhor Curta por Júri Popular no Cinema at the Edge Independent Film Festival em 2014, em Santa Mônica, EUA),mas a arte tomou vida própria e as pinturas com areia tomaram outro mundo fascinante, o que fez com que eu criasse até uma mesa.Tenho muitas telas abstratas que me encantam e que me transportam para milhões de lugares fantásticos”, explica.

As 10 fotografias expostas são relacionadas ao mar, à areia, à vida e à beleza do Rio de Janeiro. Já o vídeo faz uma edição de várias imagens da Praia de Fora (área militar reservada), de Paraty (RJ) e de Santa Mônica, na Califórnia (EUA); e cenas extras inéditas na praia onde foi rodado o seu filme premiado “Te amo! Shabbat Shalom”. 

A paixão de Aymara pelas telas começou como uma terapia e virou um trabalho muito sério. “Sempre fui apaixonada pelas artes e por moda. Sempre fiz fotos, desenhava moda, produzia e pintava. Tanto que sempre dirigi as artes dos livros editados pela Editora Five Star, minha editora. Agora, num momento difícil com a perda da Nina (sua cachorrinha), não me contive e mergulhei no amor através das minhas pinturas e fotografias. Através da arte, eu consegui curar a minha dor. Um artista não pode ser completo se ele cria somente para si mesmo. Então, eu resolvi abrir o meu coração e dei o nome da exposição ‘Open your heart’, afinal, umas das coisas mais lindas no ser humano é compartilhar AMOR. Amar incondicionalmente, uma coisa difícil nos dias de hoje em que nos encontramos no meio de várias crises no mundo”, diz.

A exposição ainda tem caráter social. Aymara Limma irá doar dez por cento das vendas de suas obras para o Projeto Pro Criança Cardíaca, em Botafogo, instituição médica sem fins lucrativos. “É um projeto sério, com um propósito lindo de salvar vidas de crianças. Toca o meu coração!Sempre que pude ajudei crianças com câncer, agora eu resolvi ajudar crianças com problemas no coração”, finaliza.

E para quem quiser saber um pouco mais do trabalho de Aymara, a boa pedida é conferir o lançamento nacional do seu premiado filme nos EUA Te amo! Shabbat Shalom’ (Prêmio Melhor Curta por Júri Popular no Cinema at the Edge Independent Film Festival em 2014, em Santa Mônica), no mesmo dia da inauguração da exposição, dia 22 de julho, às 20h, no Midrash Centro Cultural ((Rua General Venâncio Flores 184, Leblon – 2239-1800).A comédia romântica mostra uma atriz em encruzilhada ao tentar conciliar sua carreira em Hollywood com as novas regras de sua conversão religiosa ao judaísmo.Classificação livre. A sessão é gratuita e aberta ao público em geral. As senhas começam a ser distribuídas às 14h. A sala tem capacidade para 50 pessoas.

SERVIÇO:  

Vernissage “Open your Heart” (“Abra seu coração”).

Exposição multimídia da atriz e editora carioca Aymara Limma, que mora em Los Angeles (EUA).  Acervo de 42 pinturas, 10 fotografias e vídeo que retratam o amor e as belezas naturais, entre elasimagens do Rio de Janeiro. Primeira mostra da artista.

Corredor da Rainha no Iate Clube do Rio de Janeiro:Avenida Pasteur 333, Urca - 3223-7200.

Inauguração: dia 22 de julho (quarta-feira).

De quarta-feira a domingo, das 14h às 22h. 

Até o dia 26 de julho.