ASSINE
search button

Maior festival de música instrumental do país, MIMO chega ao Rio

12ª edição do evento será realizada também em Paraty (outubro) e Olinda (novembro)

Compartilhar

No ano em que o Rio de Janeiro celebra seus 450 anos, o MIMO Festival terá sua primeira edição na cidade, de 13 a 15 de novembro. Em sua 12ª edição, o MIMO também passará por Paraty, de 2 a 4 de outubro, e Olinda, de 20 a 22 de novembro.

Realizado desde 2004 em Olinda, é um festival intrinsecamente associado ao patrimônio, à cultura, a bens culturais e à educação. Já reuniu um público de quase um milhão de pessoas em 300 concertos com grandes nomes da música nacional e internacional como  Buena Vista Social Club, Madredeus, Ibrahim Maalouf, Toninho Horta, Chucho Valdés, Richard Bona, Egberto Gismonti, Richard Galliano e Nelson Freire.

Festival MIMO de Cinema e Prêmio MIMO Instrumental 

Também integram o projeto o Festival MIMO de Cinema - com uma série de títulos com temática musical e inéditos em circuito comercial- e o Prêmio MIMO Instrumental, que seleciona grupos e músicos brasileiros para se apresentarem no mesmo palco dos convidados. As inscrições para os dois projetos vão de 22 de junho a 20 de julho no portal do festival www.mimofestival.com.

Apresentado pelo Bradesco e com patrocínio do BNDES, o MIMO deixa um legado por onde passa através da Etapa Educativa. Com o objetivo de fortalecer a música instrumental produzida no país, esta fase do festival é composta por aulas, workshops, oficinas e máster classes ministradas pelos artistas convidados para o evento. As atividades também são gratuitas e até 2014 mais de 18 mil alunos já haviam sido beneficiados. A programação intensa ainda contempla atividades como as palestras do Fórum de Ideias, onde se discutem as diversas formas de fazer arte, tendo como convidados músicos, críticos, poetas e formadores de opinião.

Outro destaque são as chuvas de poesia em que papéis coloridos jogados das torres das igrejas seculares e colorem os céus das cidades a cada edição do MIMO, levando impressa neles uma seleção de poemas dos mais destacados escritores brasileiros. A curadoria vincula os escritores escolhidos aos temas oferecidos no Fórum de Ideias, consolidando uma ligação conceitual que permeia todas as atividades oferecidas pelo MIMO.

A programação completa da edição 2015 do MIMO Festival estará disponível em agosto, mas já estão confirmadas as presenças de Salif Keita e Bombino.