O Rio de Janeiro vai acolher de 9 a 21 de junho, a mostra New Queer Cinema - Cinema, Sexualidade e Política: uma série de filmes produzidos na efervescente virada dos anos 1980 para os anos 1990. A mostra valoriza tramas sobre personagens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Serão exibidas 27 produções, sendo 14 longas-metragens, quatro médias e nove curtas, além de duas mesas de debate com a participação de pesquisadores e cineastas. Produções dos Estados Unidos (EUA), Canadá, Reino Unido, e seis títulos do Brasil integram a mostra.
A proposta é levar ao público importantes produções que trataram a homossexualidade de forma política e ousada, no momento em que a AIDS avançava no mundo – final dos anos 1980 – e quando os governos não sabiam como lidar com a doença.
Cineastas, então, passaram para as telas uma nova forma de ver a sexualidade, rompendo os padrões reinantes em Hollywood e na TV.
Os curadores Mateus Nagime e Denilson Lopes destacam a exibição de filmes raros, que nunca tiveram sessões públicas no Brasil.
A mostra vai ainda celebrar as produções nacionais produzidas entre 2013 e 2015, claramente identificadas com a produção queer dos anos 80 e 90. “Um dos objetivos da mostra é reavaliar, passados cerca de 25 anos das primeiras produções, a importância e o impacto do New Queer Cinema e o que ele representa na sociedade contemporânea, colocando novas questões em debate”, comenta Mateus.
Confira aqui toda a programação!
Debates:
Na quinta-feira (dia 11), às 19h, o debate O New Queer Cinema, sua relação com a história, política e a historiografia do cinema será tema da mesa formada por Mateus Nagime, Hernani Heffner (pesquisador, professor e chefe do acervo da Cinemateca do MAM-RJ) e Yann Beauvais (pesquisador e realizador).
Já na quinta-feira (dia 18), no mesmo horário, será a vez do tema As diferentes faces do New Queer Cinema e sua luta contra o mainstream, com Denilson Lopes, e os pesquisadores Vinicios Ribeiro e Matheus Santos.
New Queer Cinema:
A expressão foi usada pela primeira vez na revista britânica Sight and Sound. Foi graças a exibições em festivais de destaque, como os de Toronto, Sundance e Amsterdã, que surgiu o termo New Queer Cinema. A novidade na produção cinematográfica representava uma séria discussão sobre as sexualidades alternativas no cotidiano da sociedade norte-americana. Alguns filmes foram produzidos pelo grupo político Act Up, em uma espécie de cinema-militância em favor da sexualidade livre e do rompimento com padrões convencionais.
Serviço: New Queer Cinema - Cinema, Sexualidade e Política
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro - Av. Almirante Barroso, 25, Centro
Data: 9 a 21 de junho de 2015 (de terça-feira a domingo)
Horário e classificação indicativa: Consultar programação
Entrada: R$4,00 (inteira) e R$2,00 (meia).
Mais informações: tel. (21) 3980-3815