ASSINE
search button

Filme Carlos Gomes é classificado para a 6ª edição do FESTin

Mostra acontece entre 08 e 15 de abril no Cinema São Jorge, em Lisboa

Compartilhar

O filme Carlos Gomes, da série “Brincando e aprendendo com ruas, becos, avenidas & alamedas”, foi um dos selecionados para a 6ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que vai acontecer entre os dias oito e 15 de abril em Lisboa, Portugal. A direção da obra vai representar o Brasil na mostra, que tem como finalidade valorizar o setor nos países de língua portuguesa.

"Plaquita" tem roteiro e direção de Vicentini Gomez e é uma série de oito filmes que conta episódios que acontecem no cotidiano nas ruas das cidades. A personagem vive inúmeras aventuras a partir do momento em que um acontecimento inesperado acontece ao lado do seu poste. "Plaquita" salta de sua placa de rua, ganha vida em animação e grita aos quatro cantos do mundo seu bordão: “Eu fico azul de raiva”. Neste filme, "Plaquita" fica indignada quando os moradores do redor usam o seu poste como depósito de lixo. Resolvida a questão, ela vai contar a trajetória de vida do maior compositor da música brasileira, e os motivos de Carlos Gomes merecer estar batizando aquela placa de rua.

O elenco é estrelado por Ana Lucia Torre, Fábio Saltini e Carol Mello, com desenho animado 3D de Gilberto Caserta, Computação Gráfica e Finalização de Hugo Caserta e Trilha Sonora original de Michel Vicentine. Por sinal, este é mais um prêmio para Vicentini Gomez, que teve diversas indicações internacionais, ano passado, para festivais importantes na Colômbia, Equador, Espanha e também em Portugal por uma outra série: " A gente sorocabana". Documentário que conta a história da cidade paulista de Sorocaba, a "Moscou Brasileira".

Vicentini, que acabou de sercontratado pelo SBT para  ser um dos protagonista da próxima novela da emissora, "Cúmplices de um resgaste", está gravando, paralelamente, um docudrama intitulado "Justiça - Uma história", que conta a trajetória do Judiciário Brasileiro. Com encenações de casos famosos, o longa-metragem relembrará episódios ocorridos desde os tempos coloniais até a atualidade. No elenco, além dos depoimentos de alguns dos mais famosos juristas do país, as participações de artistas famosos, como Rosi Campos e Marcos Caruso.

O FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa - tem como missão a difusão e o desenvolvimento do cinema nos países de língua portuguesa, valorizando as origens históricas e culturais dos países, discutindo o futuro do cinema e a sua contribuição como linguagem artística  para a compreensão e a prática dos direitos humanos, da cidadania e da inclusão social.

O evento é organizado pela Asculp- Associacão Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa. A co-produção fica a cargo do do Cinema São Jorge.