O Parque Madureira, na Zona Norte do Rio, recebe no próximo sábado (20) o Festival Oxum Rio Ijexá homenagem à Oxum, Rainha das Águas Doces. O evento une cultura e religião, com o objetivo de preservar e disseminar a cultura afro-brasileira. Está previsto a carreata com os Filhos de Gandhy por bairros da Tijuca e Zona Norte do Rio com a Orixá Oxum, artesanato afro-brasileiro e shows. Um deles será o da cantora Rita Bennedito, com o Tecnomacumba.
A programação começa às 10h, no Ilê Ase Fumilayo Omin Dun, situado a Rua Carolina de Assis, 856, Honório Gurgel com carreata religiosa conduzida pelos Filhos de Gandhy até o Alto da Boa Vista, na curva do S, local onde serão entregues os balaios (cesta com frutas e flores) em louvor às orixás (Oxum e Iemanjá).
A partir das 17h, a carreata segue para o Parque de Madureira, onde acontecerá um cortejo com a imagem de Oxum (com 1.60 de altura) acompanhada por uma bailarina representando a orixá pelo Parque Madureira, além uma grande roda de Oxum.
"Este evento é de fundamental importância para propagar a cultura afro-brasileira para os adeptos e simpatizantes. E também ressalta o combate a intolerância religiosa e ter a nossa cultura respeitada ", afirma Mãe Iva, idealizadora do festival.
A abertura será feita por Tião Cassimiro, considerado o Rei da Umbanda, junto com o grupo Passos da Zona Oeste, que fará uma apresentação coreografada dos malandros da Lapa. O show de Rita Bennedito está programado para as 20h.
Serviço:
Festival Oxum Rio Ijexá
20 de dezembro (sábado), a partir das 10h
Parque Madureira -Arena Fernando Torres