Dramaturgia de Nelson Rodrigues será debatida no Teatro Maria Clara Machado 

O teatro Maria Clara Machado – Planetário da Gávea apresenta até dia 25 de novembro o espetáculo “Futebol, paixão de Nelson Rodrigues, cuja adaptação do texto foi feita por Nelson Rodrigues Filho, Braz Chediak e Maurício Auntoun 21h, com apresentações gratuitas às segundas e terças-feiras, 21h. 

Para promover maior interação entre o público apaixonado pela obra do dramaturgo, a produção do espetáculo promoverá um debate entre Nelson Rodrigues, filho e a plateia.

A jornalista Rogéria Gomes será a mediadora do debate que acontece no dia 18 de novembro, 19h30, no próprio teatro, com participação também gratuita.

Recentemente, Rogéria Gomes esteve na França à convite da Universidade Université Paris – Sorbonne, uma das maiores faculdades de arte da Europa, para falar especificamente sobre a obra de Nelson Rodrigues. A Universidade que inclui a obra de Nelson Rodrigues na grade escolar para os alunos de Literatura Brasileira. 

Rogéria Gomes é jornalista, escritora, foi professora universitária na área de Comunicação Social, palestrante e pós graduada em jornalismo cultural, atuou em diversos e importantes veículos na mídia impressa , televisiva e atualmente no radio, é a idealizadora e apresentadora do programa Teatro Em cena , onde também assina o roteiro. 

 A jornalista é autora do livro ' As Grandes Damas E Um Perfil do Teatro Brasileiro, ed Tinta Negra, que retrata a importante e rica história do teatro brasileiro , contando com o depoimento de nove importantes atrizes que fizeram e fazem parte desta singular trajetória : Bibi Ferreira, Eva Todor, Beatriz Lyra, Beatriz Segall, Eva Wilma, Laura Cardoso, Nicette Bruno, Norma Blum e Ruth de Souza.

O livro foi apresentado pela acadêmica e renomada escritora Nelida Pinõn com prefácio do jornalista Sergio Cabral. 

A excelência e peculiaridade de seu trabalho originou alguns projetos literários, entre ele : ' Conversa com Autor' e Teatro Vivo para Todos', que a autora desenvolve com estudantes, professores e público em geral, trazendo de forma lúdica e pertinente esta memorável história que não pode se esquecida, recebendo as melhores indicações. 

Rogéria é uma batalhadora em prol da cultura brasileira, trabalha incansavelmente pela divulgação da história do teatro brasileiro em todo lugar, não medindo esforços para chegar onde é convidada, indepedente do lugar. 

Atualmente no programa 'Teatro Em cena' na rádio Roquette Pinto, um dos mais prestiagiados programas da rádio, dedicado a valorizar o teatro por seus profissionais diversos como atores, autores diretores, cenógrafos, produtores, críticos . Já estiveram no programa: Sueli Franco, Barbara Heliodora, Flávio Marinho, Rosamaria Murtinho, Mauro Memdonça, Silvia Bandeira, Fafy Siqueira, Cristina Pereira, Roberto Naar, Moacyr Goes, Lorena Lima, Stela Rodrigues, Rosa Magalhaes, Solange Basdim, Haroldo Costa, Gabriela Carneiro da Cunha, Umberto Magnani, Carla Marins, Mirian Persia, Theresa Amayo, entre outros que completa este mês um ano no ar recebendo convidados igualmente ilustres para esta comemoração.

A jornalista recebeu recentemente o Troféu Carlos Drummond de Andrade, - Destaque Literário- pela Fundação de Cultura de Itabira, cidade natal do patrono, o poeta Carlos D. de Andrade. 

Foi convidada através do Ministério das Relações Exteriores a integrar a equipe que representou o Brasil na Feira do livro – Book Fair em Gotemburgo na Suécia, de 23 a 29 de setembro, onde ao lado de outros importantes escritores, jornalistas e dramaturgos  apresentou a história de nosso dramaturgia, que sem dúvida merece um lugar de destaque no cenário internacional por tudo que representa.

 

SERVIÇO:

Debate sobre a dramaturgia de Nelson Rodrigues – Mediadora Jornalista Rogéria Gomes

Horário: Terça – feira – 19h30

Local: Teatro Maria Clara Machado - Planetário da Gávea

Endereço: - Av. Padre Leonel Franca, 240, Gávea -  Telefone 21-2274-7722

Preços: Gratuito

Classificação: Livre

Capacidade: 120 lugares