Festival de Filme Alemão chega ao Rio dia 12 de novembro

O Brasil recebe, pelo terceiro ano consecutivo, a mostra  de cinema Panorama Alemão. O evento, produzido pela German Films, centro de promoção de filmes alemães em todo o mundo, encerra sua participação na cidade do Rio de Janeiro, depois de passar por Recife, Salvador e São Paulo.

De 12 a 19 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema (antigo Arteplex, em Botafogo), os cariocas terão a oportunidade de conferir 22 longas-metragens e sete curtas-metragens, muitos deles vencedores do German Short Film Price ou indicados ao prêmio. “O cinema alemão se encontra em uma fase de grande desenvolvimento. Não só o sucesso internacional dos filmes do Festival de Berlim de 2014, como também o sucesso de filmes alemães em outros festivais internacionais são prova deste fato”, afirma Mariette Rissenbeek, diretora executiva da German Films.

Um dos destaques do Panorama Alemão 2014 é o filme Duas Irmãs, Uma Paixão (The Beloved Sisters), escolha oficial alemã para a disputa por uma indicação ao prêmio de melhor filme de língua estrangeira do Oscar 2015. Na história, as irmãs aristocratas Charlotte e Caroline se apaixonam pelo controverso e esquentado jovem escritor Friedrich Schiller. Desafiando as convenções da época, as jovens decidem dividir seu amor por ele. O que começa quase como um jogo entre os três logo se torna algo sério, levando ao fim de seu pacto. A direção é de Dominik Graf. Duas Irmãs, Uma Paixão (The Beloved Sisters) venceu na categoria melhor cinematografia no Prêmio Bávaro de Cinema 2013 e do Festival internacional de Cinema de Berlim 2014, também conhecido como Berlinale, um dos mais importantes festivais de cinema da Europa e do mundo.

Também merece destaque o filme A Outra Pátria (Home From Home - Chronicle of a Vision), do aclamado autor e cineasta alemão Edgar Reitz, um dos idealizadores pioneiros do Novo Cinema Alemão, que causou e continua a causar um profundo impacto nas artes cênicas dentro e fora de seu país. O filme é um retrato do que ocorreu em meados do século XIX, quando centenas de europeus imigraram para a América do Sul em uma tentativa desesperada de escapar da fome, da pobreza e do despotismo regentes em seus países de origem. O lema vigente era: "Qualquer destino é melhor que a morte". Nesse contexto, dois irmãos percebem que somente seus sonhos são capazes de salvá-los. A Outra Pátria faz parte da trilogia Heimat ("pátria" ou "terra natal"). A série televisiva de três temporadas, realizada entre 1984 e 2004, rendeu ao diretor e roteirista Reitz elogios da crítica e do público alemão. Em 2013, recebeu o Prêmio Bávaro de Cinema nas categorias produção e roteiro, e de melhor filme, direção e roteiro no German Film Award 2014.

 Completam a programação de longas-metragens do Panorama Alemão 2014 no Rio de Janeiro os seguintes filmes: Jack, de Edward Berger, Love Steaks, de Jakob Lass, Dane-se Goethe (Suck Me Shakespeer), de Bora Dagtekin, Esqueça Quem Sou (Lose My Self), de Jan Schomburg, Um Brinde à Vida! (To Life!), de Uwe Janson, The Green Prince, de Nadav Schirman, Beltracchi - A Arte da Falsificação (Beltracchi - The Art Of Forgery), de Arne Birkenstock e O Samurai (The Samurai), de Till Kleinert.

 Os sete curtas participantes do Panorama Alemão 2014 são Domingo 3 (Sonntag 3), Sunny, Father, Rinoceronte a galope (Nashorn im Galopp), Reality 2.0, Floresta (Forst) e Curta-metragem (Short film).

Vale lembrar que a edição da mostra no Rio de Janeiro contará ainda com exibição de cinco longas-metragens que fazem parte da retrospectiva "Migração”, promovida pelo Goethe Institut. São eles: Bem-vindo à Alemanha (Almanya), de Yasemin Samdereli, A Cor do Oceano (The Colour of the Ocean), de Maggie Peren, Em Lugar Algum na África (Nowhere In Afrika), de Caroline Link, Quando Partimos (When We Live), de Feo Aladag e Luzes (Distant Lights), de Hans-Christian Schmid. Haverá ainda, no dia 20 novembro, às 21h, sessão especial no Cine Joia, no Rio de Janeiro, com exibição dos sete curtas-metragens promovida pela German Films em colaboração com a AG Kurzfilm.