Os músicos do The Lumineers já estão se preparando para desembarcar no Brasil pela primeira vez no final de novembro, encerrando a passagem da banda pela América Latina. A banda liderada por Wesley Schultz e Jeremiah Fraites se apresenta no dia 28 no Rio de Janeiro, em um show no Vivo Rio, e no dia 29 em São Paulo, durante o festival Popload. Quem for aos shows do grupo poderá ter uma surpresa: a banda já está com algumas músicas prontas para o próximo disco e deverá apresentar uma ou duas delas nos shows das próximas semanas.
A partir do dia 18 desse mês e até o dia 6 de dezembro, a banda estará em uma turnê que passará pelo México, Colômbia, Chile, Argentina, Brasil e África do Sul. Segundo o baterista Jeremiah, os fãs da banda já podem começar a pensar no próximo disco, mas precisarão ainda ter um pouco de paciência. “A gente já está escrevendo o segundo álbum, já temos quatro músicas prontas. Vamos tocar uma ou duas nos próximos shows. Depois dessas últimas três semanas de turnê pela América do Sul e África do Sul, nós vamos dar uma pausa nos shows e vamos nos concentrar em escrever novas músicas”, contou.
Em entrevista, Jeremiah falou sobre a rapidez com que as coisas aconteceram para o The Lumineers nos últimos anos e sobre as mudanças nas vidas dos músicos. Após um EP lançado em 2011, o grupo conseguiu lançar o primeiro álbum já no ano seguinte e logo depois já abocanharam duas indicações ao Grammy, importante prêmio da música internacional. “Esse tipo de coisa acontecer, não tem como estar preparado para isso. Nós conseguimos largar nossos antigos empregos, o que foi ótimo. Houve mudanças dramáticas em torno de viajar, eu nunca achei que fosse viajar tanto. Eu cresci em Nova Jersey, quando eu tinha 16 anos fui para Califórnia, do outro lado do país, e pensei: ‘uau, estou na Califórnia, isso é tão legal que eu poderia morrer feliz agora’. Eu nunca achei que ia viajar em turnê para Europa, México, Austrália, América do Sul, África do Sul”, revelou.
Sobre o sucesso alcançado com a música “Ho Hey”, Jeremiah é cauteloso em alimentar as esperanças dos fãs de uma nova canção com o mesmo impacto. A música foi a quinta mais comprada digitalmente nos Estados Unidos e também figurou entre as cinco mais tocadas pelas rádios norte-americanas. “Eu acho que ‘Ho Hey’ foi uma música muito grande e se você for focar em tentar escrever outra música igual a ela, você vai falhar. Não sei se foi algum segredo, se apenas todo mundo gostou”, contou.
O baterista do The Lumineers rebateu também as críticas que teriam sido feitas por Alice Cooper às bandas que recentemente têm se destacado no cenário internacional, como Mumford & Sons e The Lumineers. Cooper teria dito que chamar de rock a música feita por essas bandas era uma ofensa ao gênero. Jeremiah, por outro lado, não se mostrou preocupado com essa questão. “Acho que o gênero acaba sendo algo sujeito à opinião. Algumas vezes o músico não pensa nisso até que a música esteja pronta, nós não dizemos ‘vamos fazer um álbum de rock’, ‘vamos fazer um álbum de folk’, ou algo do gênero. Nós só pensamos ‘nós gostamos desse tipo de música’ ou ‘nós gostamos do jeito que essa faixa soa no álbum’. Quando estamos escrevendo música, nós só tentamos escrever o tipo de música que flui”, disse.
The Lumineers
O embrião do The Lumineers surgiu ainda em 2005, na cidade de Nova Jersey, quando Wesley e Jeremiah começaram a escrever canções e fazer pequenos shows ao redor da cidade de Nova York. Posteriormente a dupla se mudou para Denver, no Colorado, onde encontraram a violoncelista Neyla Pekarek. Na sequência de um EP de 2011, o grupo lançou seu álbum de estreia em 2012, com os singles “Stubborn Love”, “Submarines” e “Ho Hey” – que conseguiu atingir a terceira posição na lista Hot 100 da Billboard. O álbum mistura traços da música norte-americana de folk, country e pop durante as 11 faixas co-escritas por Schultz e Fraites. Também em 2012, Stelth Ulvang e Ben Wahamaki se juntaram ao The Lumineers em tempo integral.
Em fevereiro de 2013, o grupo concorreu ao prêmio Grammy nas indicações de artista revelação e de melhor álbum na categoria americana. O grupo chegou ainda a se apresentar durante a 55ª edição do prêmio Grammy, cantando o sucesso inquestionável ‘Ho Hey’. O álbum de estreia da banda conseguiu certificação de platina nos Estados Unidos e agora o grupo se prepara para fazer sua primeira passagem pelo Brasil no fim deste mês.
*Do programa de estágio do JB