ASSINE
search button

Exposição 'O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius' chega ao Rio

Compartilhar

A Caixa Cultural apresenta, de 19 de novembro de 2013 a 6 de janeiro de 2014,  a exposição O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius. Nesta exposição, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Antonio Nóbrega, Martinho da Vila e outros grandes nomes da música brasileira se unem ao artista gráfico Elifas Andreato para celebrar a obra de Vinicius de Moraes. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, a exposição será inaugurada no dia 19 de novembro.

O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes é um projeto idealizado pelo artista plástico Elifas Andreato para homenagear o poeta Vinicius de Moraes. A iniciativa une artes plásticas e música. Através deste projeto, 14 músicos convidados criaram individualmente canções inéditas – instrumentais ou letradas – inspiradas no poema O Haver, de Vinicius. Depois, junto com Elifas, cada um desenvolveu uma pintura em homenagem ao poeta. O resultado se materializou em DVD, catálogo e exposição, além de um site que detalha todo o processo de produção (www.ohaver.com.br). 

Entre os músicos convidados estão: Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Edvaldo Santana, Badi Assadi, Celso Viafora, Antonio Nóbrega, Chico Cesar, Gabriel O’Pensador, e Renato Teixeira.

A relação de Elifas Andreato com Vinicius se iniciou em 1975, quando o artista gráfico foi convidado a criar a arte da capa do disco Vinicius e Toquinho. Eles tornaram-se amigos. Mas não foi a amizade que tornou a realização de O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes imprescindível para Elifas. O artista gráfico credita a Vinicius o privilégio de haver tido dois filhos: “Em 1975, eu já era casado mas não queria ter filhos. Para realizar a capa do disco, ouvi a música O Filho que Eu Quero Ter. Fiquei estupefato com a canção. Na primeira audição, já emocionado, descobri o quão importante seria ter filhos. Não tive como não agradecer pessoalmente a Vinicius por essa descoberta”. Pouco mais de um ano depois nasceria Bento e, em 1978, Laura. “Esse projeto é uma questão de honra para mim. Mesmo que tardio, ele serve para saldar ao menos uma parte da impagável dívida que tenho com Vinicius”.

A exposição inclui um programa com ações educativas que valorizam a relação das obras expostas com o visitante - escolar ou espontâneo, por intermédio de atividades e produtos educativos que exploram a vida e obra de Vinicius de Moraes e sua relação com os artistas da MPB em exposição, aproximando a obra exposta e o processo criativo dos artistas envolvidos. As visitas serão complementadas por atividades lúdicas cujo objetivo é fazer uma integração entre as reflexões feitas durante a visitação e o fazer artístico. 

Estas serão similares às oficinas realizadas pelo artista e curador da mostra, Elifas Andreato, junto aos artistas da MPB em exposição, sendo oferecidos aos visitantes materiais similares aos oferecidos aos artistas (Lápis aquarela e perfis de Vinicius de Moraes elaborado por Elifas Andreato) para produção de uma obra. O espaço de criação das oficinas estará sempre disponível para que o público espontâneo também possa conhecer as oficinas com ajuda de um educador da exposição.

Serviço:

Exposição “o Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”

Abertura: 19 de novembro, às 19h.

Visitação: 20 de novembro a 06 de janeiro de 2014 (de terça a domingo, das 10h às 22h)

Local: Caixa Cultural Rio – Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Rio de Janeiro

Entrada: gratuita

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Informações e agendamento de visitas monitoradas: (21) 3980-3815