Os Miseráveis, musical da Broadway escrito pelos franceses Alain Boublil e Claude-Michel Schönberg, é baseado no romance original homônimo do também escritor francês Victor Hugo. História de sucesso no mundo todo, chegou aos cinemas em 2012 com a direção de Tom Hooper, e ganhou 3 Oscars e 3 Globos de Ouro.
Agora, o Rio recebe uma nova montagem da história, realizada por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A peça fica em cartaz apenas nos dias 25 e 26 de abril, às 19h, com entrada gratuita.
Os estudantes desta instituição Pedro Rothe (Direção Cênica), Edvan Moraes (Direção Musical), Samanta Toledo (Cenografia) e Lívia Porch (Figurinos) criaram sua própria versão do musical, que leva para os palcos a tradução, arranjos, encenação, figurinos e cenografia originais. O preparador vocal Leandro da Costa e quarenta atores-cantores também integram a equipe.
A peça conta a trajetória de Jean Valjean, que foi preso ao furtar um pão para alimentar sua irmã mais nova. O personagem tem sérios conflitos com seu antigo carcereiro, de nome Javert. Após ser solto, Valjean recomeça sua vida e muda de identidade. O ex-presidiário se encarrega de cuidar da jovem Cosette. Todo esse enredo acontece em meio à Revolução de Junho de 1832, à base de muita música.
Mais de 40 adaptações do trabalho original de Vitor Hugo já foram feitas, incluindo para TV e cinema. Cada uma com seu conceito. E nos dias 25 e 26 de abril, os alunos da UFRJ apresentam na UERJ a sua versão para o famoso espetáculo.
Serviço
Espetáculo Os Miseráveis
Local: Teatro Odylon Costa Filho - Rua São Francisco Xavier, 524 – Campus UERJ Maracanã) –Maracanã - Rio de Janeiro
Data e horário: 25 e 26 de abril de 2013 / às 19h
Entrada Franca (sujeito à lotação de 950 lugares)
Classificação etária: 16 anos
Maiores informações: (21) 2334-0728 ou https://www.facebook.com/osmiseraveisufrj
* Do projeto de estágio do JB