Caixa Cultural traz a exposição “Lágrimas de São Pedro” de Vinícius S.A.

Projeto de artista baiano expressa a relação de fé do sertanejo com a chuva

A Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe a exposição Lágrimas de São Pedro, do artista baiano Vinícius S.A., com entrada franca, de 19 de março a 5 de maio. A visitação é de terça a domingo, das 10h às 21h. 

O cenário da instalação é composto por seis mil lágrimas, formadas por bulbos de lâmpadas incandescentes cheios d’água presos ao teto em diferentes alturas, e iluminação especial, simulando chuva. 

A obra Lágrimas de São Pedro foi criada para expressar a relação alegre e emotiva do morador da zona rural com a chuva. A fé, fator muito importante para os habitantes desta região, apresentada na novena de São José, também está presente. Nesse evento, músicas e orações são conduzidas ao santo em prece pelas chuvas, e quando elas vêm, todos fazem festa.

Todo esse sentimento de alegria e comoção é refletido nesta instalação na Caixa Cultural. E ao percorrer o caminho montado, a proposta é que o público possa sentir essas impressões. 

“Proponho, com esse trabalho, a criação de um ambiente onde o espectador penetra, envolvendo-se espacialmente na obra, possibilitando a interação entre arte e fruidor de maneira mais abrangente”, explica Vinícius S.A. Para ele, naquele momento, é como se as pessoas tivessem o poder de parar a chuva. “Uma chuva de gotas grandes, limpas, transparentes, leves e, com isso, poder contemplar sua beleza, seu poder, seu símbolo, sua necessidade”, afirma o artista.

O projeto Lágrimas de São Pedro tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. 

Serviço 

Exposição Lágrimas de São Pedro

Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1 - Avenida Almirante Barros, 25 – Centro - Rio de Janeiro

Data e horário: De 19 de março a 5 de maio / De terça a domingo /  das 10h às 21h

Entrada Gratuita

Informações no telefone: (21) 3980-3815

Classificação: Livre

www.lagrimasdesaopedro.com.br

*Do Projeto de Estágio do Jornal do Brasil