“Trancinha de Histórias” - Literatura infantil grátis na Caixa Cultural

Neste domingo (17), o tema da vez será Bem-vindos ao Planeta Azul

Medo de quê? Esse é o tema  sobre o qual vão girar as três histórias infantis que formam a sessão do projeto “Trancinha de Histórias”. Neste domingo (17), o tema da vez será Bem-vindos ao Planeta Azul. O projeto, que visa estimular a curiosidade e o potencial de leitura em crianças de 5 a 9 anos, por meio de histórias de livros infantis contadas por atrizes, tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. A entrada é franca.

Os encontros, feitos sob medida para aguçar a curiosidade da criançada pelo mundo mágico da literatura, trazem em cena as atrizes Maria Clara Hertz, Joana Cabral e Luciana Zule, que narram as histórias com graça, provocando a garotada com humor e mostrando que o bom texto pode ser vivenciado de várias formas.

“Trancinha de Histórias” é um projeto da Plumagenz - Criação Cultural & Design, com um formato atraente para crianças e seus pais: três livros infantis, selecionados por Luciana Bastos Figueiredo, mestre em literatura e editora, giram formam a trança de histórias em torno de temas e formas importantes para o cotidiano da meninada, como a família e bichos (das sessões do último fim de semana), medos, as histórias que herdamos em nossa cultura, nosso planeta e versos rimados.

Neste domingo, as dramatizações serão dos livros Convite carioca / Carioca invitation de Sandra Lopes com ilustrações de André Cortes (Escrita Fina, 2010); O planeta colorido, de Caulus (Rocco, 2011) e Este mundo é uma bola, de Guto Lins (Nova Fronteira).

- As crianças participam ativamente do evento que, após as dramatizações, abre espaço para um papo sobre as leituras e as experiências infantis. Os pequenos também manipulam as edições impressas dos livros usados no encontro, além de outros três títulos que servem de indicação bibliográfica para os pais – explica Maria Alice Paes Barretto, diretora executiva do projeto.  

Programação:

Bem-vindo ao Planeta Azul – 17 de março de 2013 (domingo)

Era uma vez, um, dois, três – 23 de março de 2013 (sábado)

Poesia com alegria – 24 de março de 2013 (domingo)

Serviço “Trancinha de Histórias”

Data: 16 /17 e  23/24 de março de 2013 (sábados e domingos)

Horário: 16h

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala Margot – sobreloja

Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)

Duração: 90 minutos

Informações: (21) 3980-3815

Entrada Franca

Lotação: 45 lugares

Classificação etária: Livre

Acesso para pessoas com deficiência