Escritor Luis Fernando Veríssimo está com vírus influenza, diz boletim

Submetido a uma série de exames desde que foi internado na última quarta-feira (21), os médicos finalmente descobriram a doença que levou Luis Fernando Veríssimo, de 76 anos, ao hospital. Segundo boletim divulgado neste sábado (24), às 20h, o escritor está com o vírus da influenza A, a chamada gripe comum. 

Internado no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o gaúcho, filho de Érico Veríssimo, continua sob uso de ventilação mecânica e hemodiálise, mas, segundo o mesmo boletim, já apresenta melhora "progressiva" ao tratamento. 

Por permanecer no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), seu estado ainda é considerado grave. O último boletim médico foi divulgado às 20h. 

O autor foi internado ao voltar de uma viagem a Minas Gerais, onde participou de um festival literário na cidade de Araxá. De lá, ele seguiu para o Rio de Janeiro para outro compromisso. Lúcia Veríssimo, sua mulher, que o acompanhou nas duas viagens, também voltou com os mesmos sintomas do marido, porém já se sente melhor. 

Leia o boletim na íntegra

"O paciente Luis Fernando Veríssimo vem apresentando melhora progressiva, dentro da gravidade do quadro clínico, necessitando menos suporte por aparelhos. Os últimos exames documentaram a presença do vírus Influenza A, causador da gripe comum. Não foi detectada nenhuma bactéria."