Jardim Botânico recebe mostra de orquídeas

Desta quinta-feira, dia 6, a domingo, dia 9 de setembro, o Orquidário do Jardim Botânico estará mais enfeitado do que nunca. A mostra Orquídeas na Primavera reunirá centenas de plantas e flores da coleção permanente e de produtores de vários estados do Brasil. A exposição, organizada pela OrquidaRio, levou ao Jardim Botânico mais de 170 mil pessoas desde sua primeira edição, em 2002.

O destaque deste ano é a Cattleya intermedia, orquídea brasileira de flores grandes, com tamanho 9x9cm e detalhes de forma. Há flores de coloração rósea, lilá, púrpura, entre outras. Premiada em maio de 2012 pela American Orchid Society, a planta já foi comum em pontos do litoral das regiões Sul e Sudeste. Hoje é encontrada em um trecho de restinga no litoral do Rio de Janeiro, em área incluída no Parque Estadual da Costa do Sol. Em pouco tempo, acredita-se que a espécie só vai estar presente em áreas de conservação e em áreas particulares de conservação.   

Antonio Bernardo, designer carioca e patrocinador do Orquidário do Jardim Botânico há quase 20 anos, acha essencial o debate sobre a conscientização para preservação do meio ambiente.  “Já são 27 exposições e acredito estarmos no momento certo de destacar a importância do envolvimento de cada um nas questões ambientais. Orquídeas na Primavera faz parte da programação da cidade, atrai grande público pela beleza incontestável das flores, mas queremos que o carioca saiba como cuidar e preservar as orquídeas, desta vez através de um bom exemplo: a Cattleya intermedia.”, ele destaca.

O público poderá participar de visitas guiadas, workshops, oficinas diárias, teatro infantil educativo e palestras de cultivo, ilustração botânica e de informações sobre as plantas que integram a mostra. A entrada da exposição é gratuita e os interessados pagam o ingresso de R$ 6 do Jardim Botânico. Entrada franca para adultos acima de 65 anos, crianças abaixo de 7 anos e deficientes com direito a um acompanhante.

Serviço 

Exposição Orquídeas na Primavera

Local: Jardim Botânico, número 1008 - Jardim Botânico – Rio de Janeiro

Data e horário: De 6 a 9 de Setembro I De quinta a domingo I Das 8h às 17h  

Ingresso do Jardim Botânico: R$ 6,00

Entrada franca para maiores de 60 anos, crianças até 7 anos, estudantes

uniformizados da rede pública e deficientes, com direito a um acompanhante

Informações no telefone: (21) 2512-7204