O bicho comeu solto nesta sexta-feira no 65º Festival de Cannes, palco da première mundial da animação Madagascar 3: Os procurados, que ganhou sessão especial com direito a desfile no tapete vermelho. Ben Stiller, Chris Rock, Jada Pinkett Smith e David Schwimmer, que emprestam as vozes aos protagonistas da bem-sucedida franquia, desfilaram pela Croisette, o principal boulevard da cidade, acompanhados de Jessica Chastain e Martin Short, intérpretes de alguns dos novos personagens apresentados na terceira – e supostamente última – aventura da série.
“Tive que vir promover o filme em Cannes, porque tenho muito medo do Jeffrey (Katzenberg)”, brincou Stiller, que deixou de lado um novo projeto nos Estados Unidos para vir à França, referindo-se ao chefão do estúdio Dreamworks. “Para mim, este foi o mais divertido dos três filmes da série, porque já estava familiarizado com o personagem e com o processo de trabalho. O primeiro foi o mais difícil, porque precisamos encontrar os nossos personagens, e o tom da história. Mas as coisas foram ficando mais fáceis com o passar dos anos”.
Na primeira história, lançada em 2005, o leão Alexa (Stiller), a zebra Marty (Rock), a hipopótamo Gloria (Jada) e a girafa hipocondríaca Melman (Schwimmer) fugiram do zoológico do Central Park, em Nova York, para experimentar a vida selvagem, e acabam perdidos em Madagascar, na costa africana. A sequência, que chegou aos cinemas em 2008, mostra os quatro amigos encalhados na África, depois de uma tentativa fracassada de retorno aos Estados Unidos. Os dois primeiros filmes da franquia, juntos, fizeram mais de US$ 1 bilhão ao redor do mundo.
Em Os procurados, que chega aos cinemas brasileiros dia 7 de junho, com cópias também em 3D, a jornada do quarteto de volta para casa faz uma parada forçada na Europa, onde encontram um disfarce perfeito: a trupe de um circo itinerante composto só por animais, como a pantera Gia (Jessica) e a foca Stefano (Short). “De cerca forma, reiventamos o conceito de circo, como o Cirque Du Soleil fez, anos atrás”, contou o codiretor (ao lado de Erica Darnell e Conrad Vernon) Tom McGrath. “Eles (do Soleil) tiraram os animais do circo; nós tiramos os seres humanos e deixamos os animais”.