ASSINE
search button

Saiba como ter o jantar perfeito para o dia dos namorados

Compartilhar

JB Online

RIO DE JANEIRO - Em um jantar romântico harmonizado por um bom vinho é fundamental conhecer as combinações adequadas entre pratos e a requintada bebida para impressionar neste Dia dos Namorados. Para aqueles que ainda são iniciantes no mundo dos vinhos, o renomado sommelier da Enoteca Fasano, Gianni Tartari, preparou um guia fácil com dicas para impressionar seu par neste dia 12.

Entre massas, carnes e sobremesas, o vinho deve ornar com os diferentes temperos dos alimentos. E sobre a famosa combinação entre queijos e vinhos, Gianni alerta que o queijo pode ser um fator complicador na hora da escolha do vinho.

O queijo e o vinho não formam uma combinação perfeita. Podemos dizer, sim, que essa é uma união unilateral, em que apenas o queijo se beneficia do vinho, que tempera seu sabor. Já o queijo faz com que o vinho perca um pouco de sua estrutura e sua graça no paladar , afirma o sommelier.

Pizzas

Tomando como base pizzas de molho vermelho, especialmente sabores como calabresa, portuguesa e marguerita, que podem também levar queijo, a sugestão de Gianni é optar por vinhos tintos, de leve a encorpados, que tenham uma certa acidez.

Costumo brincar que essa acidez não deve ser entendida como algo negativo. É uma acidez boa, que dá frescor e vivacidade ao vinho , diz.

Os clássicos italianos sugeridos por Gianni são o Chianti e o Dolcetto d'Alda. Muitos vinhos brasileiros tintos também têm as características apropriadas para as pizzas. Entre os chilenos, deve-se optar por vinhos produzidos a partir de uvas carmenére.

Em caso de pizzas que levam apenas queijo, uma boa opção são vinhos brancos leves, com vivacidade.

Massas

Para facilitar a orientação sobre os vinhos que devem ser servidos com massas, dividimos o prato entre as categorias com molhos à base de carne e quatro queijos ou molho branco.

Para massas que levam molhos vermelhos à base de carne, Gianni sugere vinhos tintos chilenos leves, como os feitos a partir da uva cabernet sauvignon. Vinhos feitos de uva barbera, da Itália, ou vinhos espanhóis da região de Rioja também são boas opções.

Molhos brancos e à base de queijos devem ser servidos com vinhos brancos com boa acidez, como o feito a partir da uva riesling.

Carnes assadas

Carnes assadas como cordeiro, carne de vaca ou costela, quando bem temperadas e com algum molho, podem ser servidas com vinhos portugueses mais encorpados, principalmente das regiões do Alentejo e do Douro.

Vinhos feitos a partir da uva syrah em geral, especialmente da Côtes du Rhone, também são sugestões de Beato.

Frango grelhado

Receitas de frango grelhado ou assado devem ser servidas com vinhos tintos leves, mais suculentos, feitos a partir da uva pinot noir, da região de Bierzo, na Espanha.

Peixes

Receitas de peixe assado devem ser servidas com vinhos brancos de muito frescor, sem envelhecimento em madeira. Bons exemplos para compor essa combinação são vinhos feitos a partir das uvas sauvignon blanc.

Já no caso de receitas feitas com bacalhau, a sugestão é também de vinhos brancos sem envelhecimento em madeira, porém mais substanciosos. Vinhos da região de Chablis, na França, e espumantes como o Champagne, também da França, ou Cava, da Espanha, também são ótimas sugestões.

Sobremesas

Em geral, as sobremesas devem ser acompanhadas de vinhos brancos doces, com exceção das delícias feitas à base de chocolate, que podem ser servidas com um vinho do porto ou até com vinhos produzidos a partir de uvas Pedro Ximenez.