ASSINE
search button

'Pânico' terá a primeira transmissão em 3D no país

Compartilhar

Paulo Ricardo Moreira , Jornal do Brasil

RIO - Emílio, Bola, Vesgo, Silvio, Sabrina e as panicats vão saltar da tela e ficar bem diante do seu nariz. Como? É que domingo, a partir das 21h, o Pânico na TV será transmitido ao vivo em três dimensões pela RedeTV!. Será a primeira transmissão do tipo na história da TV aberta brasileira, o que colocará a emissora paulista que já exibe programação 100% HD desde 2008 na vanguarda da tecnologia 3D no país.

Para conseguir ver a turma do Pânico em diferentes ângulos e bem de perto, o telespectador precisará ter um televisor equipado com receptor 3D e ainda usar um óculos de conversão. Segundo Kalled Adib, superintendente de operações da RedeTV!, duas câmeras por eixo serão utilizadas para a captação das imagens tridimensionais, gerando o efeito de profundidade.

Há mudanças na técnica de enquadramento e no posicionamento das câmeras. Para a transmissão 3D é necessário recriar o que se vê com o olho esquerdo e com o olho direito explica.

A equipe do Pânico não terá que mexer no cenário nem alterar algum quadro por causa da nova tecnologia. Kalled Adib conta que o programa foi escolhido para inaugurar o sistema por ser o carro-chefe da programação da emissora. No último domingo, conquistou a vice-liderança de audiência com média de 12 pontos, chegando a ficar 21 minutos na frente da Globo.

Se é um programa diferente de tudo o que existe no mercado, ele merecia um lançamento como o 3D.

Há dois anos, a equipe de operações vinha realizando estudos e pesquisas sobre a transmissão em três dimensões. Em abril deste ano, após uma feira de tecnologia em Los Angeles, a direção da RedeTV! decidiu que já estava preparada para implantar o sistema. O último teste foi feito com sucesso no domingo passado.

Segundo Kalled Adib, depois do Pânico, a emissora pretende estender a tecnologia 3D a outros programas, como o Superpop, o Manhã maior e os jogos de futebol da Série B do Campeonato Brasileiro, já a partir do próximo sábado.

Em três dimensões, o público poderá conferir domingo o resultado da transformação de Gorete Silva, que sonha ficar bonita como Gisele Bündchen, no quadro Gorete quer ser Gisele, comandado por Sabrina Sato. A atração é um dos picos de audiência do Pânico. Motivo de piada por ser feia e não ter dentes, Gorete já foi recebida por dentistas, cabeleireiros e cirurgiões plásticos. Apesar do cunho social do quadro, Sabrina sempre tenta levar para o lado do humor.

Estou amando fazer o quadro, porque você realiza o sonho de uma pessoa que já sofreu muito na vida diz ela. Colocar os dentes em uma pessoa é o mínimo que podemos fazer. Você conhece como é o Brasil através dela, a Gorete é a amostra do povo brasileiro que tem sonhos e não desiste.