Livro reúne vestidos de noivas usados por celebridades

Michelle Achkar, Portal Terra

SÃO PAULO - Alguns vestidos de noivas habitam o imaginário popular. Mesmo que os casamentos não tenham durado, os looks atravessam gerações e se tornam referências que duram mais do que as coleções de moda. É o caso dos trajes usados por princesas, modelos e atrizes. Esse é o conteúdo do livro 'O Vestido de Noiva', que reúne mais de 300 imagens compiladas desde o começo do século 20.

Do luxuoso vestido de Grace Kelly, quando se casou com o Príncipe Rainier III, em 1956, ao tailleur YSL transformado em vestido para Bianca Jagger na união com Mick Jagger em 1971, o livro é um misto de compilação e guia, pois também traz ilustrações e fotos de criações de renomadas marcas como Chanel, Dior e Yves Saint Laurent, de estilistas como Alexander McQueen, John Galliano, Vera Wang e Vivienne Westwood, além de acessórios como véus, grinaldas, tiaras, caudas, buquês, entre outros itens que compõem o visual das noivas.

A autora Harriet Worsley, professora de Comunicação e Jornalismo de Moda da Central Saint Martins College of Arts & Design, em Londres, também reuniu imagens de celebridades em eventos de gala e premiações, levando à noiva inspiração em modelos mais informais ou em trajes de tapetes vermelhos.