Jornal do Brasil
RIO DE JANEIRO - A África é o próximo destino de André Fran, Bruno Pesca, Leondre e Felipe UFO, os intrépidos viajantes de Não conta lá em casa. Na segunda temporada do programa, que estreia nesta quarta-feira, às 22h30, no Multishow, os quatro amigos visitam países que estão ameaçados seriamente pelo aquecimento global, tema que orienta suas novas aventuras.
Antes de seguirem o novo roteiro, os rapazes deram uma passada em Copenhague, onde foi realizada a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15), em dezembro do ano passado. Durante o evento, eles registraram manifestações que aconteciam simultaneamente à reunião dos líderes mundiais e ouviram depoimentos de ativistas ambientais, como um sujeito vestido de urso polar. Tudo isso está no primeiro episódio da nova temporada.
Sumir do mapa
Ainda em Copenhague, o quarteto descobriu que Tuvalu, o quarto menor país do mundo, localizado no sul do Pacífico, está em vias de extinção. O grupo, claro, viajou para lá rapidinho. Segundo os especialistas, o conjunto de ilhas na Polinésia corre o risco de ser engolido pelo oceano. Tudo em consequência do aquecimento global.
Em meio ao cenário paradisíaco de Tuvalu, os rapazes conheceram a ativista francesa Gilliane Le Gallic, que deu um depoimento contundente sobre a situação do país. Para ela, se pudermos salvar Tuvalu, podemos salvar o mundo! .
A segunda temporada levou o quarteto a países da África, como Etiópia, Djibouti e Somália, que também sofrem com o problema do aquecimento global. Como nos episódios anteriores, eles também passaram por perrengues nesses lugares. Visitaram sem autorização prévia o segundo maior campo de refugiados da Etiópia, com cerca de 20 mil pessoas.
Em vez de focar na fome e na miséria, temas e imagens recorrentes quando se trata de África, o quarteto tentou destacar aspectos históricos e culturais do continente, considerado berço da humanidade. O programa mostra monumentos históricos e igrejas seculares, como a de São Jorge, em Lalibela. Uma das imagens mais inusitadas é a de uma sessão de exorcismo numa igreja de mais de 900 anos.
Afeganistão e Paquistão também estão no roteiro dos quatros viajantes.