Nova temporada de 'Comentário Geral' de Luiza Sarmento e Renato Góes

Paulo Ricardo Moreira , Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Em fase de lançamento da nova programação, a TV Brasil segue colocando novidades no ar. Nesta quarta-feira é a vez do Comentário geral, que estreia sua oitava temporada, a partir das 19h30. O programa volta à grade totalmente repaginado e mais dinâmico. Além de ganhar uma cara nova: o ator pernambucano Renato Góes, que passa a dividir com Luiza Sarmento a apresentação da revista eletrônica.

Paixão de Cristo

Formado no curso de artes do Sesc de Recife, Renato foi escolhido para o programa por meio de testes. Ele participa da encenação da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, desde 2007. No cinema, o ator já fez pontas em filmes como Tropa de elite e Polaróides urbanas. Na TV, atuou em novelas da Globo como Pé na jaca e Cama de gato.

Esse é um novo começo, é uma nova linha de carreira, um espaço que se abre. E mesmo sendo novo, tudo que eu fiz, todos os cursos, perrengues, conversas e leituras servem para o programa. Espero chegar ao nível da Luiza diz o apresentador.

A nova temporada traz mudanças importantes na forma e no conteúdo. Agora, o programa passa a ter um convidado no estúdio, mas não tem mais comentaristas nem quadros fixos. A ideia é que a atração fique mais moderna e atual, sem a cara de programa de ólogos , como psicólogos, sociólogos e afins.

Estamos com uma linguagem mais jovem. Um jovem adulto a partir de 20 anos até os 40 conta Luiza. Estamos tentando cativar essa faixa, pois os adultos conhecem a TV Brasil. Já os jovens têm muita opção de canais de TV aberta, fechada e internet. Por isso, queremos falar sobre coisas interessantes, sem perder uma linguagem jovial.

A cada semana, o Comentário geral escolhe uma palavra e busca os seus múltiplos significados. A intenção é debater os temas, por mais sérios que sejam, com bom humor e leveza. Os convidados artistas, músicos e jornalistas falam sobre todas as vertentes das palavras com uma abordagem atual. O programa também mostra frases de escritores, pensadores e clipes, que alinhavam o conteúdo.

Na estreia, Luiza Sarmento e Renato Góes fazem uma homenagem aos 50 anos de Brasília e recebem no palco o músico Dado Villa-Lobos, ex-integrante do grupo Legião Urbana. Também formada na capital federal, a banda Raimundos fala da relação com sua terra natal, assim como a cantora Tânia Mara. E o jornalista Geneton Moraes Neto revela segredos dos presidentes. O programa mostra ainda trechos do filme Brasília 18%, de Nelson Pereira dos Santos.