ASSINE
search button

Robert Downey Jr. comemora seu 45º aniversário

Compartilhar

Portal Terra

NOVA YORK - Conhecido pelo sucesso que fez em filmes como 'Homem de Ferro', 'Boa noite, e Boa sorte' e o recente 'Sherlock Holmes', o ator Robert John Downey Jr. completa 45 anos de idade, nesta terça-feira. No entanto, ele nem sempre foi reconhecido apenas pelos papéis que interpretou. Filho do diretor Robert Downey Sr., o ator teve o início de sua carreira marcada por prisões, batidas de carro, bebedeiras históricas e muita polêmica para quem já nasceu sob os holofotes de Hollywood.

Aos cinco anos de idade, ele estreou no cinema com o filme Pound, dirigido pelo próprio pai. Depois, passou a adolescência com participações em seriados americanos e teve como auge o Saturday night live, em 1985. Em 1992, Robert Downey Jr. se destacou com o papel de Charles Chaplin no filme Chaplin. Por esta atuação, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1993 e em 1994 repetiu a indicação ao interpretar um astro de cinema em Trovão Tropical.

Ainda em 1992, o ator conheceu Deborah Falconer, com quem se casou no mesmo ano. O casal teve um filho chamado Indio, nascido em 7 de setembro de 1993, cujo padrinho é o ator Anthony Michael Hall. Após alguns anos juntos, Robert e Deborah se separaram e o motivo alegado por ela foi o recorrente problema de Robert com as drogas.

A recuperação do ator aconteceu em 2000, após frequentar alguns grupos de ajuda e programas de recuperação. Downey Jr. e suas recaídas com as drogas afugentavam os produtores e investidores, que não queriam uma publicidade ruim para suas películas. Foi aí que o amigo e produtor David E. Kelly, marido de Michele Pfeiffer, o chamou para fazer participações no seriado Ally McBeal. A aceitação do público foi imediata e aos poucos as portas do cinema voltaram a se abrir para ele. Vieram então os papéis, ainda pequenos, em filmes como Na companhia do medo, em 2003, Crimes de um detetive, em 2003 e Boa noite, e Boa sorte, em 2005.

A partir daí, mesmo com algumas recaídas em relação às drogas ainda em 2005, a carreira do ator deslanchou. Em 2006, ele estrelou Soltando os cachorros, O homem duplo e Anjos e demônios. Em 2007, se destacou em Zodíaco. Em 2008, arrasou como O incrível Hulk e Home de Ferro. No ano seguinte, fez sucesso na pele do detetive mais famoso do mundo em Sherlock Holmes e neste ano estará à frente de Homem de Ferro 2.