Inezita Barroso completa 85 anos de vida

Portal Terra

SÃO PAULO - Nesta quinta-feira (4) a cantora e apresentadora Inezita Barroso completa 85 anos de vida. Com quase 57 anos de carreira, Inezita é uma das mais antigas e representativas artistas da música caipira brasileira.

Ignez Magdalena Aranha de Lima nasceu em uma família tradicional de São Paulo e antes de se tornar cantora, estudou piano e se formou em Biblioteconomia na Universidade de São Paulo.

Seu primeiro disco saiu no final de 1953 e tinha como destaques uma gravação de Ronda, samba de Paulo Vanzolini e a Moda da Pinga, que acabou se tornando sua canção mais famosa.

Desde então foram mais de 80 discos gravados, entre inéditas e coletâneas. Há mais de 28 anos Inezita está à frente da apresentação do Viola Minha Viola, tradicional programa de música regional exibido pela TV Cultura. Como atriz, Inezita também participou de oito filmes, além de ser personagem de uma série de outros documentários.

O reconhecimento de Inezita é grande também fora do Brasil. Ela foi já foi indicada a prêmios e fez shows lotados na África do Sul e é doutora Honoris Causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa.

Em 2003, foi condecorada pelo então governador de São Paulo Geraldo Alckmin com a Medalha Ipiranga, recebendo o título de comendadora da música raiz.