Jornal do Brasil
DA REDAÇÃO - Não era difícil prever que a estrondosa bilheteria de Avatar, somada à possibilidade de refrear a pirataria, pudesse impulsionar a indústria cinematográfica a investir na realização de novas produções em tecnologia 3D. Nesta semana, a Warner anunciou que, no próximo dia 2 de abril, chega aos cinemas uma versão em três dimensões do clássico Fúria de titãs, de Desmond Davis. O remake, dirigido pelo francês Louis Leterrier (O incrível Hulk), pega carona no elenco de James Cameron e terá Sam Worthington (Avatar) como Perseu, além de Liam Neeson como Zeus e Ralph Fiennes como Hades.
O lançamento se enquadra na estratégia do estúdio de aumentar sua lista de títulos em 3D, entre os quais os blockbusters Harry Potter e as relíquias da morte 1 e 2, que terão cópias distribuídas em duas e três dimensões. A primeira parte sai em 19 de novembro, enquanto a segunda chega ao mercado apenas em 2011.
Ainda sob a chancela da Warner, outros dois títulos passarão pelo processo de transição para a tecnologia do momento. São eles Cats & dogs: The revenge of Kitty Galore, que estreia em 3 de setembro no Brasil e é a continuação de Como cães e gatos; e Guardians of Ga'Hoole, animação dirigida por Zack Snyder, que chega ao país em 8 de outubro.
A Dreamworks, responsável pelas animações Kung fu panda e Madagascar, lança nos cinemas brasileiros, a partir do dia 26 de março, sua mais nova produção, How to train your dragon, que revela, em três dimensões, um mundo de vickings e dragões protagonizado por Hiccup, um adolescente que não se enquadra muito bem em sua tribo de caçadores. Os estúdios ainda planejam, para novembro, o lançamento de Megamind. O filme, protagonizado por Will Ferrell e com voz do galã Brad Pitt, conta a história do personagem-título, um vilão que consegue vencer seu rival, o herói Metro Man. Também no dia 26 de março chega às telas uma nova versão de Piranhas (1978), pérola trash que teve sua tecnologia e um pouco de sua história alteradas para este retorno.
A Disney não fica atrás da corrida. Sob a direção de Tim Burton, a sombria versão de Alice no país das maravilhas ganha nova leitura em três dimensões com Johnny Depp e Helena Bonham Carter. Na história, Alice, agora com 19 anos, volta à terra que visitou quando criança. Já no dia 25 de junho a terceira parte da franquia Toy story será lançado como animação em 3D, com direção de Lee Urkish (Toy story 2 e Procurando Nemo) e escrita por Michael Arndt, vencedor do Oscar de Roteiro Original por Pequena Miss Sunshine. Nova versão do Ogro mais simpático do cinema, Shrek forever after aterrissa nos cinemas em 9 de julho, assim como a aventura em 3D Despicable me.
Finalizando a série de novidades, A bela e a fera também volta com nova roupagem. Enquanto Rapunzel, que nunca havia chegado às salas de exibição, poderá desenrolar suas madeixas pela primeira vez e já em 3D. No longa, a personagem-título terá a voz da cantora e atriz Mandy Moore e seu pai será interpretado por David Schwimmer, o Ross da série Friends. O lançamento nos Estados Unidos está previsto para 24 de novembro. (Com agências)