Braulio Lorentz, Jornal do Brasil
SÃO PAULO - Se no VMB Antes perna da premiação da MTV que anunciou antecipadamente 14 premiados quem se deu bem foram bandas gaúchas de estilos variados, na hora da verdade, os grupos veteranos e os emos fizeram a festa. Principalmente o Fresno, grande destaque da noite com quatro prêmios. O grupo de hardcore emotivo manteve o Rio Grande do Sul no foco.
Isso aqui a gente sabe que é um presente que os fãs nos dão. Não faz da gente a melhor, e sim a banda mais querida do Brasil agradeceu o vocalista Lucas Silveira, ainda no palco, após receber o prêmio de Artista do Ano.
Mas a declaração mais constrangedora da noite veio logo após a premiação.
Foi barba, cabelo, bigode e depilação íntima resumiu o vocalista do Fresno.
Antes de Marcelo Adnet, apresentador da cerimônia no Credicard Hall, em São Paulo, anteontem, anunciar o começo da brincadeira, com mais cantoria do que a encomenda, nada menos do que quatro grupos gaúchos venceram na primeira etapa do Vídeo Music Brasil: além do Fresno (Pop), Chimarruts (Reggae), Pública (Rock Alternativo) e Pata de Elefante (Instrumental) levaram.
Avalanche nerd
Já na apresentação oficial, Skank (Videoclipe), Os Paralamas do Sucesso (Show) e Titãs (Documentário) mostraram que continuam com fãs depois de décadas de atividade. O prêmio recebido pelo quarteto mineiro foi anunciado pelo conterrâneo Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest.
Queria agradecer a um cara que a gente trouxe aqui, é um careca mas não é o Haroldo (baterista do Skank) anunciou o vocalista e guitarrista Samuel Rosa, ao receber o troféu. É o Conrado Almada, nosso conterrâneo. Foi fantástico, é ótimo partir num projeto como este sabendo que tem uma grande ideia por trás.
Diretor de clipes sempre lembrado no VMB, Almada mencionou outra mineira agraciada na noite:
Fernanda Takai já ganhou aqui hoje, Melhor Artista de MPB. A noite é mineira, hein?
Não era para tanto. A grande surpresa da noite não veio da música, mas do mundo virtual. O VMB foi um verdadeiro massacre dos rapazes e moças de óculos de aros preto e camisas do Star Wars. Os paranaenses do Jovem Nerd levaram o prêmio de Melhor Blog e a banda Os Seminovos levou o Webhit do Ano com Escolha já seu nerd. Ganhar de Stephany do Crossfox, diva do Piauí, é algo para poucos.
Gritando no microfone, os integrantes da baiana Vivendo do Ócio agradeceram a premiação na categoria Aposta MTV. Para completar, foi a única banda com menos de 10 anos carreira a ganhar a chance de apresentar seu som no palco do Credicard Hall. Com mais fãs (e mais detratores, que vaiaram a escolha do grupo), o quinteto paulista Cine venceu como Revelação.
Queridinha em edições anteriores do VMB, a também baiana Pitty saiu de mãos vazias, mesmo tendo sido indicada em seis categorias. Só os músicos da cantora foram premiados: o guitarrista Martin e o baterista Duda. O Fresno não foi o único combo emo a levar uma estatueta para casa, a paulista NX Zero ganhou na categoria Hit do Ano, com a balada Cartas para você.