ASSINE
search button

Aos 94 anos, Les Paul, pai da guitarra elétrica, morre em NY

Compartilhar

Ricardo Schott, Jornal do Brasil

DA REDAÇÃO - O guitarrista americano Les Paul, que entrou para a história do rock como o inventor da guitarra elétrica, morreu nesta quinta-feira em um hospital da cidade de White Plains, no estado americano de Nova York, após complicações de uma grave pneumonia . O músico tinha 94 anos. Sua morte foi anunciada num comunicado pela empresa de guitarras Gibson, que mantinha desde 1950 a fabricação das guitarras Gibson Les Paul, a partir de um modelo apresentado por ele à fábrica.

Não consigo pensar em palavras que possam descrevê-lo de forma adequada. Ele foi o pai da guitarra e contribuiu para o sucesso de uma série de músicos ao redor do mundo. E foi um grande amigo afirmou o presidente da Gibson, Dave Berryman, no comunicado.

Foi um exemplo brilhante do quão plena a existência de alguém pode ser. Era uma pessoa repleta de energia positiva. Sou orgulhoso de tê-lo conhecido e de ter tocado com ele , afirmou, também no texto, o ex-guitarrista do Guns'N Roses, Slash.

Les Paul criou um standard para todos os músicos e uma inovação que ainda permanece insuperável. Ele foi o guitar hero original, a mais doce das almas , escreveu o guitarrista Joe Satriani, que relatou seu último encontro com Les Paul: Estive com ele no ano passado, em outubro, no palco do clube The Iridium, em Nova York. Ele ainda estava arrebentando. Ele continuará sendo uma grande inspiração .

Nascido Lester William Polsfuss em Waukesha, no estado de Wis consin (norte dos Estados Unidos) em 9 de junho de 1915, Paul dedicava-se, na adolescência, ao estilo country conhecido como honky tonk. Aos 17, deixou a escola para tocar no rádio com a banda do músico Sunny Joe Wolverton. Em 1936, fez suas primeiras gravações, ainda com guitarras acústicas, gravando com o nome de Rhubarb Red, que lhe foi dado por Wolverton. Interessado em amplificação de guitarras e em eletrônica desde a infância, começou a desenvolver seus primeiros modelos de guitarras elétricas nessa época. Usando um modelo cedido pela empresa Epiphone, construiu em 1941 um modelo que chamou de The Log. Até chegar à perfeição do resultado final, que Gibson passaria a fabricar, quase morreu eletrocutado enquanto tocava em seu apartamento, em 1940.

Gravações pela Decca

No começo da década de 50, Les Paul inicia a parceria com a Gibson, que passam a ser fabricadas em 1952 surgindo modelos como Gibson Les Paul, Les Paul Junior, Les Paul Special e Les Paul Standard. Antes disso, sua carreira como músico também alcançara bastante sucesso. Com o Les Paul Trio, gravou no selo Decca ao lado de artistas como Rhythm Boys, Dick Hayes e Bing Crosby. Como banda participante do programa de rádio de Crosby, tiveram um grande hit, It's been a long, long time. Já em 1947, no hit Lover (When you're near me), Les Paul usou de forma pioneira o efeito do overdub (diversas partes de guitarra oito, no caso gravadas pelo mesmo músico soando simultaneamente). Seus trabalhos antigos foram registrados em coletâneas e em uma box set, The legend and the legacy (1992).

O músico, que deixa quatro filhos, cinco netos e cinco bisnetos, pertencia ao hall dos prêmios Grammy, dos inventores americanos e da fama do rock and roll. O enterro de Les Paul, ainda sem data divulgada, acontecerá em Waukesha.