ASSINE
search button

Gringo Cardia exibe em NY documentário dirigido com Letícia Sabatella

Compartilhar

Coluna Heloisa Tolipan, Jornal do Brasil

RIO - Com seu primeiro trabalho como documentarista debaixo do braço, Gringo Cardia embarca, em agosto, para Nova York, onde vai exibir, no TribeCa Cinemas, o inédito Hotxuá, dirigido em parceria com Letícia Sabatella.

- O filme explora a relação ancestral do homem com o riso. O humor é um ritual sagrado e universal, que se manifesta de forma diferente em cada cultura - conta Gringo.

O longa leva às telas o palhaço indígena (hotxuá), espécie de bobo da corte da tribo dos Krahôs, no Tocantins.

- Descobrimos que o humor do índio é mais ingênuo do que o nosso, quase infantil. Tudo é muito caricato e feito através de mímicas. Os homens da tribo adoram se vestir de mulher - acrescenta o diretor.

Letícia e Gringo também levaram um palhaço branco para contracenar com o hotxuá e, durante as duas semanas de filmagens, toda a equipe experimentou as delícias e desconfortos de se viver em uma tribo.

- Dormimos em rede e tentamos nos envolver ao máximo com os costumes. A Letícia só andava descalça! Para mim, foi mais difícil. Passava litros de protetor solar e de repelente contra insetos - lembra o carioca. - O maior desafio? Além de usar o banheiro 'natural', leia-se: matinho, tivemos de aprender o ritmo daquela sociedade. Marcávamos de gravar um depoimento e, em cima da hora, o índio desmarcava, porque não estava 'no clima' de dar entrevista.

O doc Hotxuá será exibido no 7º Cine Fest Petrobras Brasil (entre os dias 2 e 8 de agosto), que levará 15 filmes brazucas à terra do Tio Sam.