ASSINE
search button

Filme colombiano 'Entre lençóis' é acusado de plágio

Compartilhar

Carlos Helí de Almeida, JB Online

RIO - O chileno Adrián Solar, produtor de Na cama (2005), de Matias Bize, é incisivo ao se referir ao longa-metragem colombiano Entre sábanas, de Gustavo Nieto Roa, cuja versão em português, estrelada por Reynaldo Gianecchini e Paola Oliveira, do mesmo diretor, chega hoje ao circuito brasileiro com o título Entre lençóis.

É um plágio de nosso filme! acusa Solar, por telefone, de Santiago do Chile. Estamos tentando fazer contato com o distribuidor de Na cama no Brasil para que nos informe que ações legais mais apropriadas a tomar.

Em ambos os filmes, um casal que se conhece numa festa divide um quarto de hotel e, durante uma noite de embates sexuais, abrem o coração um para o outro. Nas duas produções há apenas dois personagens em cena, que interagem dentro de um único cenário. As semelhanças entre os dois páram por aí, no entender de Roa, que realizou Entre lençóis em parceria com a produtora brasileira Centauro Filmes.

A abordagem, os conflitos das história, as soluções criadas para eles e a dramaturgia do nosso filme são totalmente diferentes dos de Na cama. Até o desfecho, criado pelo (roteirista brasileiro) René Belmonte é distinto do deles. indica o colombiano, que está no Brasil para o lançamento da versão em português.

Roa admite que chegou a fazer contato com Bize, quando o chileno veio ao Rio de Janeiro para promover a exibição de Na cama no festival de cinema da cidade, em 2006. No Brasil, o cineasta colombiano intermediou a realização de Sexo, amor e traição (2004), de Jorge Fernando, refilmagem do sucesso mexicano Sexo, pudor e lagrimas, e co-produziu Sexo com amor? (2008), comédia romântica dirigida por Wolf Maya.

Quando Na cama foi lançado, o projeto de um filme como Entre lençóis já existia. Como percebi algumas semelhanças entre os dois filmes, procurei o Bize para avisá-lo de esperaria a performance do filme dele na Colômbia para só então fazer a minha versão. Ele até perguntou seu eu gostaria de fazer um remake de Na cama, mas as negociações não foram adiante conta Roa. Como o filme dele foi mal de bilheteria no Chile, fez cerca de 60 mil espectadores, decidi esquecer a idéia do remake e voltar à minha idéia original.

A versão em espanhol de Entre lençóis foi lançada na Colômbia em abril. No momento, Roa prepara uma adaptação da mesma história para os mercados de língua inglesa.

Já temos um co-produtor americano. Nesse momento, estamos procurando um elenco de primeira categoria para o projeto, como Antonio Banderas e Penelope Cruz. As negociações com os agentes deles já começaram adianta Roa.

Os realizadores de Na cama não se manifestaram antes em relação a Entre sábanas porque, quando Roa deu início aos trabalhos, nos assegurou que se tratava de uma história original . A hipótese do plágio só voltou à baila na época do lançamento do filme na Colômbia, em abril, quando começaram a circular comparações entre os dois filmes.

Há algumas semanas recebemos do Conselho Nacional de Cultura e de Arte uma cópia em DVD de Entre sábanas. Depois de assisti-las concluímos que se tratava, sim, de uma imitação muito ruim de Na cama. Além disso, fomos informados de que o filme fora muito mal de bilheteria na Colômbia. Por isso decidimos não tomar nenhuma ação legal, para não dar importância a um fracasso justifica Solar. Agora ficamos sabendo que o diretor faz um remake (em português) desse filme, que é uma cópia do nosso.